Decoração de Clínica Odontológica: 10 Dicas Que Os Experts Garantem

Decoração de Clínica Odontológica: 10 Dicas Que Os Experts Garantem 1

Transformar a sua clínica odontológica com tantas ideias de design pode ser algo difícil de escolher, mas muito gratificante.

Encontrar o equilíbrio entre o design estético e funcional ao mesmo tempo para poder criar um espaço que ofereça conforto e segurança para os pacientes é um desafio.

Quando feito da melhor forma, o seu espaço se torna um lugar em que a equipe adora trabalhar e os pacientes gostam de visitá-lo.

Se você está procurando uma boa ideia de decoração para a sua clínica odontológica, vamos mostrar algumas ideias de design incríveis para você incorporar no seu espaço e se destacar dos concorrentes:

1 – Cor

Para muitos, uma visita ao dentista para fazer um check-up de rotina, extração de dente ou tratamento de canal pode ser uma experiência assustadora, apreensiva ou nervosa.

A melhor parte é que com o esquema de cores certo, você pode levar os seus pacientes a se sentirem mais calmos e com tranquilidade possibilitar o relaxamento.

Pensando em uma paleta de cores bem naturais, limpas, brilhantes e ao mesmo tempo modernas, você ajuda a criar um ambiente relaxante aos pacientes. Ou seja, evite cores fortes e marcantes.

2 – Foco na iluminação

Manter o equilíbrio certo para a luz nas suas ideias de decoração de clínica odontológica tem que andar de mãos dadas com a escolha de cores perfeita.

Reduza a dependência de iluminação artificial e assim, escolha incorporar o maior número de iluminação natural possível.

Por isso, procure por portas de vidros, claraboias bem posicionadas ou janelas amplas.

Depender excessivamente de luz artificial pode deixar a sua clínica com uma sensação estéril, o que pode aumentar o estresse e ansiedade do paciente.

Considere que o aumento da abundância de luz natural pode melhorar o conforto do paciente, mas também reduzir a conta de luz.

3 – Linhas curvas

Estudos mostram que há uma tendência do subconsciente em associar linhas nítidas e ângulos retos com uma sensação de perigo, enquanto bordas arredondadas trazem uma sensação de calma.

Além disso, as linhas curvas ajudam a criar um ambiente mais relaxante. Por isso, considere incluir a curvatura nas suas ideias de decoração da recepção da clínica odontológica.

O uso de linhas suaves na sua clínica odontológica pode fazer muita diferença, ajudando os seus pacientes a se sentirem mais seguros e relaxados enquanto esperam.

4 – Franquia de produtos Odontológicos

A franquia de produtos odontológicos pode funcionar de diferentes formas, focando em tratamentos específicos ou trabalhando com diversas especialidades.

Com um dos maiores mercados de saúde no mundo, o Brasil oferece diferentes oportunidades de franquias para investir.

Como boa parte da população não tem plano de saúde, muitos procuram serviços de saúde particular. No caso das franquias odontológicas, boa parte delas trabalham com valores mais acessíveis, o que gera mais pacientes.

Além disso, no caso de decoração para clínica odontológica, os donos de franquias não precisam se preocupar em criar um espaço adequado e confortável, já que as franqueadoras oferecem padrões estéticos para as clínicas.

Para saber mais sobre as franquias de produtos odontológicos, basta acessar: franquiaodontologica.com

5 – Elegante e minimalista

O processo de organizar e manter as coisas mais simples tomou uma grande proporção de sucesso.

Há um impulso bem grande em relação a decoração das clínicas odontológicas mais modernas em se concentrarem em uma prática minimalista, mas elegante ao mesmo tempo.

Se você quer ter um espaço de luxo ou está procurando alguma forma simples de impressionar os seus clientes através da decoração, criar um ambiente com elementos simples, mas bem projetados é a recomendação.

Com isso, os seus funcionários podem se impulsionar a se manterem mais produtivos, além de que será visualmente agradável para os clientes.

6 – Recepção descontraída e acolhedora

A área de recepção é a porta de entrada dos seus pacientes, sendo uma das áreas mais importantes para ajudar no alívio da ansiedade.

Há muitas coisas que podem ser criadas para transformar o ambiente em algo mais acolhedor. Assim, faça questão de colocar cadeiras confortáveis, fáceis de limpar e bem espaçadas.

Também pense em proporcionar entretenimento, seja através de TV ou revistas. Pense em um purificador de ar para deixar o ambiente bem cheiroso.

Outra ideia é ter uma planta no local ou uma pintura bem bonita. Ao manter um ambiente acolhedor, você ajuda a criar uma sensação de tranquilidade, mas também aumenta o apelo estético do espaço.

7 – Tecnologia certa

Funcionalidades como wi-fi grátis e check in, aplicativos para fazer reservas, telas sensível ao toque são algumas das ideias de como a tecnologia também pode ajudar.

Essas adições se tornam cada vez mais populares nas clínicas mais modernas e também podem ajudar os pacientes a passarem o tempo enquanto esperam a consulta.

8 – Espaço kids

Para espaços mais familiares, é importante considerar colocar um ambiente adequado para crianças.

Crie uma área de recreação com brinquedos como blocos, cozinha de brinquedo ou uma televisão que passe canais educativos é uma boa jogada quando o assunto é fazer a decoração perfeita de uma clínica odontológica.

A ida ao dentista pode ser uma experiência bem desagradável para os pequenos, por isso, ter um espaço para que eles possam relaxar e brincar vai ajudar muito as crianças e os pais.

Ao finalizar a consulta, você pode oferecer alguma guloseima junto da escova de dente ou um brinquedo para a criança levar para casa.

Ter um espaço para as crianças pode fazer a diferença, contribuindo para que os pacientes mais jovens se sintam confortáveis para quererem voltar.

9 – Funcional, eficiente e estético

Projetar o seu consultório para ser eficiente e funcional é muito bom. Veja a necessidade de movimento da sua equipe e crie um espaço que incentive um fluxo de trabalho eficiente.

A ideia também é ter armazenamento suficiente para os suprimentos, por isso, garanta que tenha espaço suficiente para que os pacientes se movimentem e também para o equipamento odontológico.

10 – Limpo, profissional e esteticamente agradável

Foque em linhas limpas, cores simples e que possam transmitir o profissionalismo e limpeza para as salas de atendimento.

Considere uma pintura bem posicionada para evitar uma parede branca demais e que os pacientes possam apreciar.

Um consultório bem planejado deve ser funcional, profissional e o mais importante: acolhedor para criar confiança e sensação de segurança nos pacientes. 

Decoração de Clínica Odontológica: 10 Dicas Que Os Experts Garantem 2