Porque Amamos Decoração com Mesas Rústicas

DECORAÇÃO COM MESAS RÚSTICAS

Descubra o Poder da Decoração com Mesas Rústicas, elas dão um toque especial ao ambiente, são peças de madeira maciça de grande presença.

As chamadas mesas rústicas são um ótimo complemento para projetos decorativos que se utilizam deste estilo caracterizado por peças de madeira rústica, objetos decorativos menos elaborados e por mescla de estilos mais clássicos e modernos em uma fusão bastante interessante. O uso deste tipo de móvel é visualmente atraente e pode fazer com que áreas externas ganhem mais estilo, conforto e elegância caso o projeto decorativo seja executado com cuidado, sendo que a decoração com mesas rústicas não se limita a esse tipo de ambiente, mas pode ser utilizada em diversas situações.

Decoração com Mesas Rústicas
Decoração com Mesas Rústicas

A utilização da decoração com mesas rusticas é bastante encontrada em áreas externas, como locais com varadas ou churrasqueiras, em especial por possuírem um charme único e também pela possibilidade de serem encontradas em diversos formatos, tamanhos e disposições, sendo que as peças mais tradicionais são feitas com madeira de lei ou de reflorestamento.

É bastante comum encontrar decoração com mesas rústicas em áreas campestres, como fazendas, casas de campo ou chácaras, sendo que essas peças costuma estar na cozinha ou também na área externa destes ambientes, sendo bastante comum que as refeições sejam feitas neste móvel. No entanto, seu uso não se restringe aos espaços rurais, sendo possível utilizar as mesas rústicas em projetos de decoração bastante interessantes, sendo necessário apenas tomar certo cuidado para que o resultado como um todo não fique destoante.

Decoração com Mesas Rústicas
Decoração com Mesas Rústicas

Tipos de Decoração com Mesas Rústicas

Existem diversos tipos e modelos de mesas rústicas, sendo as principais diferenças entre eles o tipo de material utilizado, o acabamento aplicado na peça, as características originais da matéria-prima utilizada na confecção da mesa e também a finalidade a que será destinada este móvel em sua residência, sendo possível combinar este tipo de peça com outros móveis e objetos decorativos para resultados ainda mais interessantes.

Alguns decoradores alegam que o uso de peças rusticas deve se restringir a projetos decorativos voltados para o estilo ou mesmo para decoração clássica ou retrô, mas as tendências mais atuais demonstram que esse tipo de peça pode ser utilizado de forma eficiente também em decorações mais modernas e atuais, como nos estilos contemporâneo e moderno.

Decoração com Mesas Rústicas
Decoração com Mesas Rústicas
  • MESAS RÚSTICAS BRUTAS: São modelos de mesas rústicas que se apresentam em um estado mais bruto e com uma finalização menos delicada, onde as laterais geralmente não são alinhadas, a peça não é polida, lixada ou encerada e não são utilizados produtos para modificar o aspecto geral da madeira. Geralmente o único tratamento utilizado é a selagem para evitar cupins, mas esse processo não é regra e não é tão comum na decoração com mesas rústicas em estado bruto.
  • MESAS RÚSTICAS POLIDAS: Outro modelo de mesas rústicas que encontra grande adoção nos projetos decorativos mais interessantes e atuais é a chamada mesa rústica polida ou finalizada, ou seja, são peças que, ao contrário das mesas rústicas brutas, passaram por processo de polimento e foram lixadas, encerada e envernizadas, possuindo extremidades regulares e tratamento da madeira. É importante, no entanto, levar em consideração que peças muito trabalhadas fogem do estilo rústico de decoração e podem fazer com que o resultado não pareça autêntico, apesar de esteticamente bonito.
  • MESAS RÚSTICAS RETANGULARES E QUADRADAS: Existem também os modelos de mesas rústicas em formato quadrado ou retangular, ou seja, são peças de madeira cortadas de maneira a dar formato retangular ou quadrado para as mesas, o que pode ser uma ótima opção para aqueles que desejam utilizar esse tipo de móvel em sua residência, mas não possuem espaço físico suficiente para dispor uma mesa rústica de grandes dimensões ou que deseje uma opção mais básica sem abrir mão do estilo e da beleza desse tipo de peça.

É interessante ressaltar também que a decoração com mesas rústicas pode ser feita em uma grande variedade de ambientes, situações e estilos decorativos, por isso é interessante pesquisar e avaliar as possibilidades antes de fazer a escolha da peça que que mais lhe agrada, levando sempre em consideração o espaço físico disponível, o orçamento a ser utilizado para comprar ou reforma desta peça e também o resultado desejado na sua decoração.

DECORAÇÃO COM MESAS RÚSTICAS
DECORAÇÃO COM MESAS RÚSTICAS

Você possui alguma dica ou sugestão de decoração com mesas rústicas? Gostaria de ler algum tema no Transforme Sua Casa? Deixe seu comentário!

Veja também nossos artigos sobre: Móveis para Jardins e Varandas e Decoração para Apartamentos Grandes

Porque Amamos Decoração com Mesas Rústicas
Avalie esse post

Continue lendo em nosso site: