Arquitetura e decoração de interiores – O que é, diferenças, semelhanças

Quer saber mais sobre arquitetura e decoração de interiores? Explicamos o que é, quais as diferenças e semelhanças entre arquitetura e decoração de interiores!

Muitas vezes tratamos a arquitetura e decoração de interiores como elementos sinônimos, mas existem diferenças importantes entre as duas profissões.

Arquitetura e decoração de interiores – O que é, diferenças (9) dicas de decoração fotos

Quando falamos de arquitetura e decoração de interiores, é bastante comum que associemos a figura do decorador ou designer de interiores com as tarefas do arquiteto, mas essa é uma confusão bastante comum e que pode causar dúvidas, já que essas são profissões distintas, apesar de partilharem alguns elementos em comum.

 

Tanto a arquitetura quanto a decoração de interiores lidam com conceitos de beleza, de organização, de elegância e estilo, mas enquanto a arquitetura é responsável também pela parte técnica, a decoração de interiores é mais voltada para a parte estética e funcional dos ambientes.

Arquitetura e decoração de interiores – O que é, diferenças (8) dicas de decoração fotos

Se você deseja saber o que é a arquitetura e decoração de interiores, compreender quais são as semelhanças entre as duas profissões e também conhecer melhor as diferenças que existem, esse artigo foi feito para você!

 

Listamos as principais semelhanças e diferenças entre arquitetura e decoração de interiores e explicamos melhor o que é cada uma das profissões, suas áreas de atuação e suas características. Confira agora!

Arquitetura e decoração de interiores – O que é, diferenças (7) dicas de decoração fotos

Arquitetura e decoração de interiores – O que é?

É bastante comum que pessoas leigas, ou seja, que não trabalham diretamente na área de arquitetura e decoração de interiores fique confusa com algumas semelhanças entre as duas profissões, mas os conceitos, elementos, tarefas e mesmo áreas de atuação são bastante distintas.

 

Visando esclarecer melhor o que diferencia arquitetura e decoração de interiores, elaboramos algumas informações úteis sobre o que é a arquitetura e sobre o que é a decoração de interiores, o que permitirá a você compreender melhor cada papel e também entender melhor cada profissão.

Arquitetura e decoração de interiores – O que é, diferenças (6) dicas de decoração fotos

Confira abaixo algumas das características, semelhanças e diferenças entre arquitetura e decoração de interiores:

 

Semelhanças entre arquitetura e decoração de interiores

A arquitetura e decoração de ambientes costumam ser confundidas por algumas pessoas por conta de elementos de sua área de atuação, ou seja, por questões do cotidiano dos profissionais que atuam nessas áreas, sendo que algumas delas são bastante semelhantes.

 

Listamos algumas semelhanças entre arquitetura e decoração de interiores que você provavelmente já notou:

 

  • Conhecimentos técnicos de design e de ambientação: Tanto o designer de interiores quanto o arquiteto possuem conhecimentos técnicos de elementos de design, de ambientação de cômodos e mesmo de disposição visual de elementos dentro de um ambiente.

 

Arquitetura e decoração de interiores – O que é, diferenças (5) dicas de decoração fotos

Tais conhecimentos são importantes na arquitetura e decoração de interiores, já que o arquiteto precisa saber quais serão as necessidades de seu cliente em um projeto, como serão dispostos os elementos visuais e artísticos com relação ao projeto arquitetônico e também qual será a ambientação desejada para cada um dos cômodos projetados.

 

O designer de interiores, por outro lado, depende dos conhecimentos de ambientação e de design para poder elaborar e desenvolver projetos decorativos que ofereçam beleza estética, conforto visual e aconchego, sendo fundamental que saiba como combinar elementos no design do ambiente e também elaborar a ambientação adequada para cada cômodo.

 

Arquitetura e decoração de interiores – O que é, diferenças (4) dicas de decoração fotos

  • Talento artístico e sensibilidade visual: Outra questão semelhante entre arquitetura e decoração de interiores está na necessidade da sensibilidade artística e visual de ambas as áreas de atuação, visando tornar os projetos ainda mais bonitos e elegantes.

 

 

Tanto o designer de interiores quanto o arquiteto são ensinados a desenvolver seu talento artístico, sua sensibilidade estética e visual e suas habilidades de visualização crítica para desenvolver projetos, sejam arquitetônicos ou de design, que agradem o cliente nos mais diversos aspectos.

Arquitetura e decoração de interiores – O que é, diferenças (3) dicas de decoração fotos

Diferenças entre arquitetura e decoração de interiores

Agora que tratamos de algumas das semelhanças principais entre arquitetura e decoração de interiores, é interessante falarmos das principais diferenças entre as duas profissões, em especial a formação e grade curricular, os tipos de serviço prestado e também os ambientes de atuação de cada profissional.

 

Listamos algumas diferenças entre arquitetura e decoração de interiores que são bastante importantes:

Formação e grade curricular distintas

  • Uma das principais diferenças entre arquitetura e decoração de interiores, que inclusive é demonstrada na denominação diferenciada, é a formação profissional de cada uma das profissões.

 

Arquitetura e decoração de interiores – O que é, diferenças (2) dicas de decoração fotos

Enquanto o profissional de arquitetura, denominado arquiteto, cursa a formação em arquitetura e urbanismo (sendo o estudo do urbanismo um grande diferencial curricular com relação à decoração de interiores), o profissional de decoração de interiores, chamado de decorador ou designer, realiza estudos nos cursos de decoração de interiores ou de design de interiores.

 

A grade curricular dos dois cursos também é distinta, mesmo que existam disciplinas partilhadas por ambas, como conforto ambiental, oficina de desenho, elaboração de projetos visuais, dentre outros.

Arquitetura e decoração de interiores – O que é, diferenças (1) dicas de decoração fotos

Enquanto o decorador ou designer de interiores realiza um estudo mais meticuloso das combinações de cores, formas, acabamentos e de estilos decorativos, o arquiteto tem sua formação mais focada em elementos técnicos, como projetos e projeções arquitetônicas, desenvolvimento de plantas de construção e acompanhamento desses projetos até sua conclusão.

Foco profissional e área de atuação

  • Apesar de terem diversos elementos compartilhados, os profissionais de arquitetura e decoração de interiores possuem foco profissional e área de atuação distintos, ou seja, tem objetivos e suprem necessidades diferentes de seus clientes, mesmo que possam vir a atuar em conjunto.

 

 

O arquiteto, em geral, é procurado para o desenvolvimento técnico do projeto arquitetônico, seja para uma construção, seja para uma reforma, sendo responsável por todos os detalhes técnicos e estruturais dessa construção, de seu planejamento até sua finalização.

Arquitetura e decoração de interiores – O que é, diferenças (1) dicas de decoração fotos

Já o decorador de interiores, que pode atuar em conjunto com o arquiteto em projetos, é responsável pela parte visual e estética de um projeto, podendo atuar tanto durante o desenvolvimento de uma construção, determinando acabamentos, cores, formas e posicionamentos, quanto após sua conclusão, apontando disposições de móveis, alterações de cores, ambientação de cômodos e combinação de elementos visuais.

 

Como trabalhar com arquitetura e decoração de interiores

No Brasil a arquitetura e decoração de interiores possuem formações profissionais e acadêmicas nas melhores faculdades e universidades do país, sendo possível ao futuro arquiteto ou designer de interiores buscar o curso que melhor se enquadra em suas necessidades e interesses.

Arquitetura e decoração de interiores – O que é, diferenças (7) dicas de decoração fotos

O que você achou de saber mais sobre a arquitetura e decoração de interiores, as semelhanças e diferenças entre as profissões e suas características? Não deixe de comentar e de conferir o conteúdo que preparamos para você!

 

Continue lendo em nosso site: