Porque Amamos Jardim de Inverno Na Decoração

Porque Amamos Jardim de Inverno Na Decoração

Deseja criar um jardim de inverno para sua casa, mas não sabe por onde começar? Saiba tudo sobre jardim de inverno e inspire-se!

O jardim de inverno é um ambiente que vem ganhando espaço nos mais diversos projetos decorativos ao redor do Brasil e do mundo, sendo uma ótima opção para aqueles que buscam um maior contato com a natureza e um espaço verde em suas casas, além de ser um projeto bonito, sustentável e ecologicamente correto, podendo ser desenvolvido também por aqueles que residem em casas de pequenas dimensões ou mesmo em apartamentos. Por ser um projeto simples e fácil de fazer, o jardim de inverno é um projeto decorativo que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa, não sendo restrito aos projetos de residências grandes e luxuosas.

Porque Amamos Jardim de Inverno Na Decoração
Porque Amamos Jardim de Inverno Na Decoração

OITO INCRÍVEIS DICAS PARA JARDIM DE INVERNO

Elaborar um jardim de inverno não é uma tarefa difícil ou que exija muito dinheiro e esforço, mas pode demandar que você gaste algum tempo para desenvolver o projeto decorativo, escolher as plantas corretas, encontrar o espaço ideal para seu desenvolvimento, optar pelo uso ou não de flores e plantas ornamentais, escolher a iluminação adequada e também a decoração ideal para seu jardim de inverno, além de ser importante que se faça a manutenção periódica do jardim para que este se conserve bonito e com bom aspecto visual e conforto.

  • ESCOLHENDO O LOCAL: Para aqueles que não possuem um espaço próprio para o jardim de inverno em sua casa ou seu apartamento, é possível utilizar espaços pouco convencionais ou menos tradicionais para desenvolver seu projeto decorativo. A varanda de sua casa ou de seu apartamento, a sacada de uma janela interna, a lateral ou corredor de uma escada, dentre outros espaços, podem servir de forma bastante interessante para esse propósito.
Porque Amamos Jardim de Inverno Na Decoração
Porque Amamos Jardim de Inverno Na Decoração
  • ESCOLHA DAS PLANTAS: O sucesso ou o fracasso de seu jardim de inverno, em grande parte, depende da escolha correta das plantas que serão utilizadas neste ambiente, por isso é importante escolher plantas mais resistentes, que apresentem bom crescimento mesmo na sombra e que não são tão dependentes da luz solar direta para crescer. Optar por plantas com crescimento lento também pode ser uma ótima escolha para seu jardim de inverno.

  • FLORES: SIM OU NÃO?: As flores não são muito utilizadas na decoração dos jardins de inverno, pois estes surgiram em ambientes muito frios, onde não era possível o florescimento das mesmas durantes as temporadas mais frias, mas nada impede que você utilize plantas com flores em seu jardim de inverno. É interessante optar por flores que se adaptem melhor aos ambientes internos, como lírios, violetas, bromélias e begônias.
  • APOSTE EM OPÇÕES ECOLÓGICAS: Optar por utilizar materiais reciclados em seu jardim, reutilizar itens de decorações anteriores e mesmo fazer a compostagem do descarte orgânico de sua casa para utilizar em seu jardim são opções ecologicamente corretas para o desenvolvimento sustentável de seu jardim de inverno e que podem torna-lo não somente bonito, mas funcional também.
Porque Amamos Jardim de Inverno Na Decoração
Porque Amamos Jardim de Inverno Na Decoração
  • ESCOLHENDO A DECORAÇÃO: Um jardim de inverno não é feito somente de plantas e flores, sendo importante escolher objetos de decoração para complementar o visual e torna-lo mais interessante e bonito. É possível utilizar peças pequenas de mobília, como bancos ou cadeiras, pedras como cascalho ou peças de madeira maciça ou madeira rústica, além de objetos de vidro ou de metal para tornar seu jardim ainda mais bonito e funcional.

  • IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO: A iluminação dos jardins de inverno também é muito importante, especialmente para que você possa apreciar sua beleza em dias escuros ou mesmo durante a noite. É interessante utilizar pequenos refletores para fazer a iluminação no solo, enquanto lâmpadas de LED podem ser uma opção para a iluminação geral, pois permitem dar destaque ao jardim sem prejudicar as plantas e flores do mesmo.
Porque Amamos Jardim de Inverno Na Decoração
Porque Amamos Jardim de Inverno Na Decoração
  • CUIDE DA MANUTENÇÃO: Os jardins de inverno, ao contrário do que o nome pode sugerir, não precisa de manutenção apenas uma vez ao ano, sendo importante que você faça a manutenção constante, mantendo cuidados especiais como regar as plantas, adubar as mudas, aplicar os pesticidas necessários e fazer a poda das plantas.

Gostou de nossas dicas de decoração de jardins de inverno? Gostaria de ler algum tema ou assunto no Transforme Sua Casa? Deixe seu comentário!

Continue lendo em nosso site: