Objetos de decoração para a sala: dicas e ideias para a sua casa!

Os Melhores Objetos De Decoração Diferentes E Criativos

Os objetos de decoração para a sala são fundamentais e ajudam a deixar o cômodo ainda mais incrível e gracioso!

Na hora de montar um ambiente aconchegante e que esteja em sintonia com a nossa personalidade, os objetos de decoração são extremamente importantes.

Afinal, são eles que completam esse espaço, dando um toque final e ajudando a unir todos os elementos dispostos na sua decoração.

Se você tem dúvidas de como escolher os objetos de decoração para a sala ou anda sem ideias do que comprar, continue a leitura e veja quantas informações e inspirações bacanas nós separamos!

Qualquer sala pode usar objetos de decoração?

Essa é uma dúvida muito comum, afinal algumas pessoas acreditam que seus cômodos não permitem o uso desses elementos. Na verdade, qualquer estilo decorativo pode ficar ainda mais charmoso com o uso dos objetos certos.

objetos de decoracao para a sala

Contudo, se a sua sala de estar tiver uma base neutra, é possível ousar mais na escolha dos objetos, sendo que, nesse caso, eles são fundamentais para tornar o ambiente mais personalizado e aconchegante.

Assim, se você possui móveis de linhas retas e em tons mais neutros como base decorativa da sua sala, invista em objetos mais chamativos para conseguir mais destaque, como abajures maiores, quadros mais requintados, esculturas, vasos mais arrojados, entre outros.

objetos de decoracao para a sala

Agora, se a sua sala já conta com móveis mais chamativos (como os clássicos e antigos), a sua decoração é bem colorida ou você possui uma mistura rica de elementos (como madeira, vidro e aço nos móveis), o mais recomendado é optar por objetos menores, neutros, com design mais clean e com cores menos chamativas.

objetos de decoracao para a sala

A ideia é sempre conseguir um equilíbrio para o ambiente, por isso os objetos não devem “brigar” com a decoração da sua sala de estar, mas sim, complementá-la, sempre de forma harmônica.

Como escolher os objetos de decoração para sala?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância de analisar a base da sua decoração, veja outras dicas essenciais para escolher os melhores objetos.

Analise o esquema de cores

Comece pensando nas cores que formam a base da sua sala de estar: os tons são mais neutros, fortes ou coloridos? Isso lhe dará uma dica sobre que tipo e que cor de objeto é mais interessante visando o equilíbrio do espaço.

Uma sala neutra com tons de cinza, por exemplo, pode ficar muito mais viva com objetos coloridos ou em tons bem forte, como laranja, amarelo, pink ou vermelho.

objetos de decoracao para a sala

O contrário também é válido. E, ainda, existem os tons de dourado, prateado, cobre e ouro velho que ajudam a trazer mais requinte e combinam super bem com os tons pastéis, como o rosé (que está em alta).

Se parecer muito difícil fazer essa análise apenas visualmente, use o círculo cromático para lhe guiar e não tenha medo de fazer combinações mais ousadas, caso a sua base decorativa permita isso.

Descubra a quantidade ideal de objetos

Como você vai destacar a sua sala de estar: com apenas um objeto que “rouba” a cena e é bem chamativo ou com vários menores e menos chamativos?

objetos de decoracao para a sala

Para decidir isso, novamente, analise a base da sua decoração e o espaço disponível. Se a sua sala é pequena, investir em vários objetos pode torná-la “poluída”, contribuindo para que o espaço pareça ainda menor.

Nessas situações, vale mais a pena investir em um objeto de maior destaque e que não atrapalhe a circulação, por exemplo um quadro maior, uma escultura de parede ou um bom espelho (que além de decorar ainda amplia visualmente o cômodo).

Pense nos usos

Dependendo do objeto escolhido é possível que, além de decorar, ele também tenha uma função que ajude a organizar o ambiente.

Por exemplo, um baú pode ajudar a dar mais destaque a sua sala de estar e ainda a organizar inúmeros itens que nem sempre teriam espaço para serem guardados.

objetos de decoracao para a sala

O mesmo vale com nichos, armários, aparadores, banquetas com baú interno, entre outros. Se a sua sala é pequena, essa é uma ideia bastante interessante.

Avalie o poder sentimental

Uma boa decoração é aquela que, além de bonita e aconchegante, transmite sentimentos e conta uma história. Por isso, investir em objetos que carregam uma carga sentimental é uma ideia bem bacana.

objetos de decoracao para a sala

Podem ser lembranças de viagem, uma peça de família, livros importantes na sua vida, discos, entre outros. Se o objeto é importante para você, decore de forma que ele tenha destaque e, claro, se integre ao ambiente.

Analise o estilo decorativo

Qual é o estilo decorativo predominante na sua sala de estar? Essa é uma informação muito importante e que precisa ser considerada, garantindo que o ambiente terá uma unidade ou um contraste.

Por exemplo, uma sala com móveis antigos e que esteja mais ligada ao estilo vintage ou retro pode ficar ainda mais bacana com um ou outro objeto decorativo mais moderno, criando um contraste de épocas que traz mais vida ao décor.

objetos de decoracao para a sala

Porém, é importante que esses elementos tenham uma unidade e não pareçam “soltos” ou “jogados” na sua sala. A forma de garantir isso é criando algum elo de ligação, como as cores ou os materiais que podem ter sintonia com outros itens da sua sala.

E sempre verifique se o estilo em questão “aceita” a peça que você deseja incorporar. Os estilos modernos e contemporâneos, por exemplo, costumam casar muito bem com vários tipos de objetos, porém deve-se evitar o uso de peças muito coloridas ou que não tenham um acabamento semelhante ao usado no restante dos móveis.

8 objetos de decoração para a sala que não podem faltar na sua casa

Depois dessas dicas, ficou mais fácil escolher corretamente os objetos de decoração para a sala? Veja alguns itens importantes!

1- Tapete

Os tapetes são essenciais na decoração das salas. Nos ambientes integrados, eles ajudam a delimitar o espaço da sala de estar e de jantar, por exemplo. Além disso, ainda trazem um conforto térmico maior e deixam o ambiente mais sofisticado.

objetos de decoracao para a sala

Para quem tem uma sala de estar mais colorida ou tem medo de errar na escolha, a dica é optar pelos tapetes em tons mais neutros e com estampas menos chamativas (ou sem estampa alguma).

objetos de decoracao para a sala

Já para as salas em tons neutros, decoração clean ou móveis em linha reta, é possível ousar mais e optar por tapetes coloridos e estampados (desde que essas cores sejam respeitadas e repetidas em outros elementos decorativos, como as almofadas ou as mantas do sofá).

Uma sala pequena pode ser ampliada visualmente com um tapete listrado em tons contrastantes como preto e branco, por exemplo, ou com a estampa Chevron.

2- Mesas laterais ou centrais

Podem ser usadas de maneira a finalizar a decoração, desde que haja espaço suficiente na sala de estar e esses móveis “adicionais” não impeçam a circulação.

Elas são muito úteis para criarmos uma decoração mais elaborada, com vasos, bandejas, objetos antigos, telefones, abajures, livros, revistas, porta-retatos e muito mais.

objetos de decoracao para a sala

Novamente, para as salas com tons neutros, a dica é investir em móveis coloridos que trazem vitalidade ao ambiente. Já as salas muito pequenas podem ser favorecidas com móveis translúcidos, como os com tampo de vidro.

objetos de decoracao para a sala

Fique atento ao material dessas mesas que precisa conversar com os demais móveis ou estar próximo ao seu estilo decorativo. Por exemplo, sofás com pé palito ficam legais com mesas de madeira, móveis mais contemporâneos combinam bem com mesas de aço ou de vidro.

3- Almofadas

As capas de almofadas ajudam a modificar rapidamente um ambiente, além, é claro, de trazer mais conforto e aconchego.

Se a ideia é criar mais contraste na sua decoração, use um tom mais distante no círculo cromático, como o preto e o branco, que é um clássico. Já quem quer criar uma decoração mais requintada pode investir no tom sobre tom, com almofadas em uma tonalidade próxima à do sofá ou do tapete.

objetos de decoracao para a sala

As salas neutras combinam bem com almofadas coloridas ou estampadas, novamente é preciso que essas cores ou padronagens se repitam em outros detalhes, de forma a criar uma unidade.

objetos de decoracao para a sala

As salas muito coloridas ou com móveis muito chamativos, como os clássicos, precisam de um cuidado maior e ficam melhor com almofadas em tons mais neutros e estampas menores.

4- Manta

As mantas ajudam a proteger os sofás e ainda dão um toque de cor e textura ao ambiente da sala.

Se for usar uma manta bem colorida, lembre-se de criar sintonia com as outras tonalidades do ambiente. Um tapete de uma cor, almofadas de outra e uma manta ainda mais diferente pode causar mal estar.

objetos de decoracao para a sala

Usar mantas com tecidos com textura diferente dos estofados é bem bacana, como linho, lã e até pele, desde que combine com o estilo usado.

5- Quadros

Não tem como falarmos de objetos de decoração para a sala sem lembramos dos quadros, não é mesmo?

objetos de decoracao para a sala

Eles podem ser agrupados em uma única parede que se deseja destacar, por exemplo, acima do sofá principal, ou aparecerem em toda a sala. Também é possível fazer combinações com molduras diferentes ou todas iguais.

objetos de decoracao para a sala

Só preste atenção para não sobrecarregar o ambiente com muitas informações. Se a sala já possui outros elementos decorativos, opte por quadros menos chamativos, com molduras mais finas e de tons neutros. Isso também vale para as salas pequenas ou com pé direito baixo.

6- Vasos de plantas

Trazer a natureza para o interior da casa é uma tendência decorativa bem forte e que ajuda a melhorar o aconchego dos ambientes. Nesse sentido, opte por espécies que se desenvolvam bem dentro de casa e nas condições de luminosidade da sua sala.

objetos de decoracao para a sala

Para quem não tem muito tempo, os cactos e suculentas são ótimas ideias já que exigem menos cuidado. Além disso, ficam bastante charmosos em vasos pequenos, delicados e criativos, podendo compor a decoração da mesa de centro ou lateral.

objetos de decoracao para a sala

Se a sua sala tem mais espaço, opte por vasos maiores, com espécies como cacto, árvore da felicidade, bambu da sorte, espada de são Jorge e outros.

7- Luminárias

A iluminação é extremamente importante em qualquer projeto decorativo e as luminárias são capazes de trazer um charme extra a sua sala de estar.

objetos de decoracao para a sala

A poltrona de leitura, por exemplo, pode ganhar mais destaque com uma luminária de chão. Já para quem não tem muito espaço, as lanternas marroquinas são opções lindíssimas que podem receber velas diferentes e até aromáticas.

objetos de decoracao para a sala

Nas mesinhas laterais, os abajures ajudam a criar uma meia-luz no ambiente e, claro, a destacar ainda mais a sua decoração.

8- Nichos e prateleiras

Esses itens além de ajudarem a decorar também otimizam o espaço, sendo extremamente versáteis.

objetos de decoracao para a sala

As salas pequenas são muito favorecidas com eles porque criam espaço para guardar vários itens, como livros, vasos de flores, discos, lembranças de viagem e muito mais.

objetos de decoracao para a sala

Para os ambientes pequenos ou com pé direito baixo, opte por nichos e prateleiras da mesma cor da parede, já as salas maiores e com tons neutros de base podem ousar na escolha de cores.

Além desses, existem muitos outros objetos de decoração para a sala, como:

  • elementos vazados: estão em alta e ajudam a dividir ambientes com mais charme e requinte;
  • pufes: ideais principalmente para as salas pequenas criando mais espaço para as visitas e podendo trazer pontos de cor e de textura interessantes;
  • carrinhos de bar: voltam a roubar a cena e podem ter outras funções além da tradicional como porta livros, retratos e outros objetos;
  • velas: podem compor decorações de centro de mesa ao lado de bandejas e outros elementos;
  • objetos antigos: máquina de escrever, telefones antigos, toca-discos e outros ajudam a criar contraste entre o novo e o antigo e a trazer mais personalidade aos ambientes.

Veja mais inspirações legais para a sua sala:

objetos de decoracao para a sala

objetos de decoracao para a sala

objetos de decoracao para a sala

objetos de decoracao para a sala

objetos de decoracao para a sala

objetos de decoracao para a sala

Como você viu, existem inúmeras opções de objetos de decoração para a sala e usá-los corretamente depende apenas de uma boa dose de bom senso.

Gostou deste conteúdo? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário pra gente!

5.0
02

1 Comment

  1. Pingback: Jardim com Leucófilo: Planta, Em Vaso, Como Cuidar? -

Comments are closed.