O surgimento da Arquitetura Contemporânea no Brasil

A arquitetura contemporânea no Brasil é a produzida a partir dos anos 1980 até os dias atuais, e veio para trazer soluções que podem resolver problemas urbanos enormes, por exemplo, a segurança dos pedestres em relação às grandes avenidas e às grandes marginais, não só com relação à passagem de um lado para o outro, como também usar a tecnologia pensando em resolver uma configuração de desenho urbano.

Brasília é o marco da arquitetura brasileira, porque ela traz uma vontade de caracterizar a nossa arquitetura, que tem forte tendência da arquitetura internacional, mas que procura criar relações muito específicas de identidade com o seu território.

Para o crescimento da arquitetura brasileira, a cidade de Brasília foi um cenário fundamental no século 20. Faltando poucos dias para a inauguração de Brasília, tivemos aqui o Congresso Internacional de Críticos de Arte, financiado pelo governo brasileiro, onde houve debate a respeito da capital que concretizava uma série de ideais de arquitetos europeus e norte americanos, mas era feita exclusivamente por brasileiros.

Na arquitetura, temos os elementos a seguir:

Imagem: É aquilo no qual a arquitetura se configura dentro da paisagem.
Técnica: Segue a ideia de que o que importa é vencer a gravidade e construir o abrigo.
Lugar: Raras são as artes que têm necessidade de sedimentação no seu próprio local.
Ênfase técnica: Pode ser ampliada em várias dimensões, não só na solução formal, plástica e estrutural, mas também na capacidade de previsão de uma linha de montagem para a racionalidade de um processo construtivo.

A criatividade dos nossos engenheiros em solucionar formas arquitetônicas arrojadas mostram uma grande capacidade que a nossa cultura técnica sempre manteve, e até hoje contém alto índice de capacidade de atender às necessidades contemporâneas.

O surgimento da Arquitetura Contemporânea no Brasil e seus arquitetos

A seguir, alguns arquitetos modernistas e contemporâneos, que contribuíram para a construção da identidade da arquitetura brasileira.

Oscar Niemeyer (1907-2012) “Arquitetura Contemporânea no Brasil”

É considerado um dos maiores arquitetos brasileiros e importante figura para o desenvolvimento da arquitetura moderna. É reconhecido pelos projetos arquitetônicos de Brasília e uma de suas características foi a exploração das possibilidades construtivas do concreto armado.

a Arquitetura Contemporânea no Brasil Museu de Arte Contemporanea Niteroi - Oscar Niemeyer

Museu de Arte Contemporânea de Niteroi por Oscar Niemeyer

Lúcio Costa (1902-1998) “Arquitetura Contemporânea no Brasil”

Foi pioneiro da arquitetura modernista no Brasil. Desenvolveu o Plano Piloto de Brasília e foi reconhecido, assim como Oscar Niemeyer, como autor de grande parte dos prédios públicos.

Arquitetura Contemporânea no Brasil Catedral de Brasília - Lúcio Costa

Catedral de Brasília por Lúcio Costa

João Filgueiras Lima (1932-2014) “Arquitetura Contemporânea no Brasil”

Mais conhecido como Lelé, tem a maior parte de suas obras concentradas no nordeste brasileiro e na capital Brasília, onde nesta última, projetou e colaborou na construção juntamente com Oscar Niemeyer. Sua obra se caracteriza pela busca da racionalização e da industrialização da arquitetura.

Arquitetura Contemporânea no Brasil Memorial Darcy Ribeiro-Beijódromo da UnB - Lelé

Memorial Darcy Ribeiro/Beijódromo da UnB por Lelé

Joaquim Cardozo (1897-1978) “Arquitetura Contemporânea no Brasil”

De poeta a engenheiro civil, teve grande importância para o desenvolvimento da arquitetura brasileira, uma vez que foi o responsável pelos cálculos que permitiram a construção de edificações projetadas por Oscar Niemeyer, como  a Pampulha e os palácios de Brasília.

Paulo Mendes da Rocha (1928) “Arquitetura Contemporânea no Brasil”

É um dos destaques da arquitetura contemporânea brasileira e já foi premiado em 2006 no Prêmio Pritzker, que é o mais importante da arquitetura mundial.

Zanine Caldas (1919-2001) “Arquitetura Contemporânea no Brasil”

Foi um arquiteto autodidata e chegou a ser impedido pelo CREA de construir alguns projetos por não ser diplomado, no entanto, acabou sendo reconhecido como arquiteto pelo domínio da técnica.

Lina Bo Bardi (1914-1992) “Arquitetura Contemporânea no Brasil”

Nascida na Itália e naturalizada brasileira, foi uma arquiteta modernista conhecida por ter projetado o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o SESC Pompéia.

Museu de Arte de São Paulo - Lina Bo Bardi

Museu de Arte de São Paulo por Lina Bo Bardi

Éolo Maia (1942-2002) “Arquitetura Contemporânea no Brasil”

Arquiteto com bastante influência na arquitetura contemporânea mineira, usava uma série de elementos gráficos para criar diversão e alegria no ambiente.

Veja também: “Cadeiras Contemporâneas para Sala de Jantar“,”Decoração Contemporânea para Apartamento“.

Deixe Sua Opinião Abaixo sobre o que você achou deste artigo sobre: Arquitetura Contemporânea no Brasil.

Continue lendo em nosso site: