Entenda para que serve e como ler uma planta hidráulica

Entenda para que serve e como ler uma planta hidráulica

Você já precisou fazer alguma perfuração em uma parede, para algo simples, como colocar uma prateleira, por exemplo, e bateu aquela dúvida do tipo: “Será que posso furar aqui? Será que passa algum cano nesse local? Será que não vou estourar um cano?”. É aí que entra a importância da planta hidráulica!

Se você quer entender melhor como ela funciona, para que serve e como ler uma planta hidráulica, continue lendo este post.

Entenda para que serve e como ler uma planta hidráulica

Imagem: planta hidráulica.

É na planta hidráulica que está o percurso feito pelas instalações (entrada de água quente/fria e esgoto) na construção e a localização de ralos e caixas de gordura, por exemplo. Com isso, você consegue verificar onde passam essas tubulações e quais são seus respectivos diâmetros.

A planta hidráulica, bem como a planta da casa, são projetadas por um engenheiro responsável pela construção e devem ser fornecidas pela construtora ao comprador do imóvel no ato da compra.

Tenha a planta hidráulica sempre à mão

Com a planta hidráulica em mãos e você sabendo onde passam os encanamentos, é muito mais seguro você fazer simples perfurações nas paredes. Com ela você também consegue saber qual é o registro que fechará a água da sua residência ou qual caixa que fornece água para um determinado cômodo, se for o caso.

É importante tê-la sempre à mão, seja na hora de fazer uma obra em sua residência, ou para auxiliar um profissional que irá consertar um vazamento interno, por exemplo.

Como ler uma planta hidráulica?

À primeira vista, as plantas hidráulicas parecem um tanto confusas, mas é só no começo. Ler uma planta hidráulica é mais simples do que parece. Elas nada mais são do que a planta do imóvel com especificações. Entre essas especificações, estão os tipos de tubulações utilizadas na construção, como, por exemplo, o PVC de 100 milímetros.

Todas as plantas levam consigo uma legenda para auxiliar na leitura dela e facilitar a vida de quem não é familiarizado com esses símbolos, além de definir as abreviações utilizadas no projeto. Cada símbolo diz respeito a um elemento utilizado no local. Sendo assim, a caixa de gordura tem seu símbolo específico, assim como todos os outros recursos usados, como se pode notar nesta lista de simbologia:

Como ler uma planta hidráulica

Imagem: Simbologia padrão de plantas hidráulicas.

Como ler uma planta hidráulica2

Imagem: Exemplo de legenda utilizada em plantas hidráulicas.

Apesar de ser padrão, a simbologia pode mudar de empresa para empresa e até mesmo de projeto para projeto, por isso, é sempre importante ficar atento à legenda do seu projeto, e o que cada símbolo representa, que aí não tem perigo de errar.

Além disso, ainda existem outros detalhamentos nas plantas hidráulicas, que são feitos nas notas como os materiais utilizados, as distâncias definidas em cada instalação, entre outros.

Portanto, na hora de perfurar uma parede ou fazer uma obra, verifique na planta hidráulica se o caminho está livre de tubulações ou empecilhos e boa sorte!

Se mesmo após essas dicas, você ainda estiver com dificuldades para entender a planta hidráulica de sua residência, sugerimos que você converse com um especialista da área, ele certamente saberá sanar todas as suas dúvidas quanto ao assunto.

Referencia: http://www.desentupidoragiracano.com.br

 

 

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.