Guia para decorar o apartamento pequeno

apartamento pequeno sala1

Está pensando em redecorar? Veja esse guia completo e aprenda tudo para decorar o apartamento pequeno!

A cada ano os apartamentos tem se tornado menores. Espaços menores, menos gastos, menos tempo para limpeza e menos bagunça. Esses têm sido itens importantes e que têm pesado na hora de decidir pela compra de um imóvel. Porém, apartamentos pequenos também demandam mais cuidados na hora de decorar. Por isso, separamos algumas ideias e inspirações para você aprender a decorar o apartamento pequeno!

Dicas para decorar apartamento pequeno: sala

Para manter o aconchego do espaço mais acolhedor da casa, evite móveis exuberantes e robustos, para que eles não impeçam a circulação ou obstruam janelas e portas.

Os sofás retráteis são uma boa escolha para manter o conforto sem ocupar muito espaço. Para disfarçar o tamanho pequeno da sala, escolha por modelos com cores mais vibrantes.

Se for contar com uma mesa, prefira as redondas que não necessitam de encaixe e se adaptam melhor a apartamentos pequenos.

As estantes são as melhores opções para quem precisa guardar objetos e eletrônicos. Caso esse não seja o seu caso, opte por painéis que acoplam televisores mais finos e deixam o visual do apartamento pequeno mais moderno.

Para a iluminação, opte por luminárias embutidas. Se você gosta de abajures, escolha as opções com cúpulas que se adequem ao volume da mesa de apoio.

apartamento pequeno sala1 apartamento pequeno sala2 Guia para decorar o apartamento pequeno

Dicas para decorar apartamento pequeno: cozinha

Geralmente, um apartamento pequeno conta com uma cozinha americana, que integram esse cômodo à sala de uma maneira prática e moderna, permitindo a interação das pessoas nos dois ambiente.

A peça chave da decoração, nesse caso, é o balcão que divide os ambientes, ele pode vir revestido em diversos materiais como rochas industrializadas ou madeira. É importante que a decoração da cozinha não fuja do estilo dos outros cômodos, já que ela está integrada ao ambiente.

Outra dica bacana para decorar o apartamento pequeno é tentar deixar a sala e a cozinha com o mesmo piso, pois dará maior sensação de amplitude. Caso isso não seja possível, tente, ao menos, usar pisos semelhantes ou que ‘conversem’ entre si.

Opte por torres e forno micro-ondas embutido que não ocupam espaço. Para cozinhas estreitas, use armários com porta de correr.

apartamento pequeno cozinha1 apartamento pequeno cozinha2 Guia para decorar o apartamento pequeno

Dicas para decorar apartamento pequeno: banheiros

Para decorar o banheiro de um apartamento pequeno, invista em uma boa iluminação, sobre o espelho e a bancada, nas prateleiras e no box. Isso ajuda a ampliar o cômodo.

Evite cores escuras e use box de vidro. Caso o espaço seja muito pequeno, opte por portas de correr.

apartamento pequeno banheiro 2 apartamento pequeno banheiro1

Dicas para decorar apartamento pequeno: quartos

Para não ocupar espaço, invista em móveis multiuso, como os armários que já podem receber a TV embutida. Ao invés de luminárias, prefira as arandelas que podem ser fixadas na parede e deixam o móvel livre para acomodar outros itens como livros, relógios e objetos de decoração.

Escolha por uma palheta com tons claros para as paredes, móveis e tetos. Ouse na decoração com a roupa de cama, almofadas e pontos focais mais coloridos. Para a cabeceira da cama, escolha versões em tecido ou em MDF que não sejam muito grandes ou ocupem muito espaço.

apartamento pequeno quarto1 Guia para decorar o apartamento pequeno apartamento pequeno quarto3

Dicas para decorar apartamento pequeno: aproveite os espaços

Um apartamento pequeno nem sempre dispõe de espaço suficiente para guardar tudo o que é necessário, por isso é importante aproveitar todas as áreas possíveis.

Corredores podem se tornar um pequeno home office ou contar com armários para ajudar na organização e as varandas podem se tornar um belo jardim ou um espaço gourmet.

Abuse também dos móveis com múltiplas funções. Hoje é muito comum encontrarmos bancos que na verdade são baús e outros móveis com ‘compartimentos secretos’ para organizar itens.

Guia para decorar o apartamento pequeno

Dicas para decorar apartamento pequeno: espelhos e cortinas

Os espelhos são grandes aliados para decorar apartamento pequeno, já que eles ajudam a ampliar qualquer espaço. Por isso, use-os na sua decoração na porta dos guarda roupas, em corredores e até como divisor de ambientes, criando uma parede toda espelhada.

As cortinas, quando colocadas da maneira correta, também ajudam a expandir o ambiente. Para o apartamento pequeno parecer maior, use cortinas com trilho embutido ou o mais próximo possível do forro e mantenha o comprimento do tecido próximo do chão.

Com alguns truques de decoração é possível decorar qualquer apartamento pequeno, deixando-o mais amplo, charmoso e moderno. Antes de escolher qualquer móvel ou peça de decoração para o seu apartamento pequeno, lembre-se de medi-lo e de se certificar que o mesmo não irá atrapalhar a circulação ou sobrecarregar o ambiente.

E você, quais truques usa para decorar seu apartamento pequeno? Conte pra gente!

 

Continue lendo em nosso site: