Decoração de paredes com tecido – Como fazer

Deseja uma solução bonita, elegante e divertida para a decoração de sua residência? Confira nossas dicas e aprenda como fazer decoração de paredes com tecido!

Para aqueles que gostam do mundo da decoração de ambientes e do design de interiores, decorar ou redecorar a casa, o apartamento e mesmo o local de trabalho são tarefas divertidas e satisfatórias, mas que costumam exigir grande investimento financeiro, tempo e dedicação, o que nos faz desejar projetos decorativos que possam ser executados de maneira barata, fácil e divertida e é exatamente por esse motivo que a decoração de paredes com tecido tem se tornado popular!

Decoração de paredes com tecido – Como fazer 11 dicas de decoração como decorar como organizar

Apesar de parecer uma ideia ousada e mesmo estranha, o uso de tecidos para a decoração de paredes é uma técnica muito versátil, criativa e prática, permitindo que você crie projetos de decoração bonitos e elegantes para sua residência ou mesmo para seu local de trabalho, garantindo que você terá um espaço bonito e personalizado, mas sem que seja necessário grandes investimentos ou mesmo muito trabalho.

 

O conceito de uso dos tecidos no revestimento das paredes é similar ao uso do papel de parede, mas os resultados podem ser tão ou mais bonitos do que esse clássico material decorativo, já que o ambiente onde se realiza a decoração de paredes com tecido adquire identidade visual e estética e se torna único. Confira agora tudo que você precisa saber sobre essa tendência para o ano de 2016!

Decoração de paredes com tecido – Como fazer 9 dicas de decoração como decorar como organizar

Decoração de paredes com tecido X Decoração com pintura – Qual é melhor?

Muitas pessoas questionam os especialistas em decoração sobre qual é o melhor método para realizar um projeto de redecoração de paredes em suas residências ou mesmo em seus locais de trabalho, sempre comparando as clássicas opções de uso de tintas para parede, papéis de parede tradicionais e mesmo o uso de tecidos nas paredes, mas é importante salientar que cada um dos materiais tem suas vantagens e aplicações.

 

Enquanto a tintura e o papel de parede podem ser ótimas soluções de decoração para uma grande variedade de situações e ambientes, o uso de decoração de paredes com tecido tem por principal vantagem garantir que o cômodo onde é realizada adquira identidade visual e estética próprias, além de fazer com que o projeto decorativo fique ainda mais bonito, divertido e atraente.

Decoração de paredes com tecido – Como fazer 8 dicas de decoração como decorar como organizar

A aplicação de tecidos nas paredes de um cômodo é uma opção mais barata, fácil e prática de ser feita do que o uso de pinturas para parede, por exemplo, além de ser mais barata e também mais simples de alterar, remover ou renovar, sendo também uma ótima opção para pessoas alérgicas a tinturas tradicionais.

 

Os especialistas também ressaltam que o uso de decoração de paredes com tecido é mais prático e recomendado para locais onde não se pode alterar a estrutura física do ambiente, como em casas ou apartamentos alugados ou mesmo no escritório do trabalho, sendo fácil de aplicar e também de remover.

Decoração de paredes com tecido – Como fazer 7 dicas de decoração como decorar como organizar

Quais materiais usar para fazer decoração de paredes com tecido?

Agora que você já sabe quais são as vantagens e os usos principais do tecido para decoração de paredes, é hora de conhecer mais sobre os tecidos que são mais utilizados para esse tipo de projeto, aprendendo também como escolher estampas, cores e texturas que mais combinam com cada tipo de ambiente de sua residência ou de seu trabalho.

 

Confira agora alguns dos melhores materiais para decoração de paredes com tecido:

 

Decoração de paredes com tecido – Como fazer 6 dicas de decoração como decorar como organizar

  • Tecido de algodão: O algodão é um dos tecidos mais resistentes e mais versáteis que existem e, por isso, é também um dos mais utilizados em projetos de decoração de paredes com tecido, sendo possível encontrá-lo em uma grande variedade de cores, formatos, acabamentos e texturas.

 

É recomendado escolher peças de algodão impermeáveis ou que apresentem boa resistência à limpeza, já que esse tipo de material existe uma manutenção diferenciada do papel de parede padrão e também das tinturas para parede que costumamos utilizar no dia a dia.

 

Como o algodão é um tecido natural, é interessante buscar por peças impermeáveis ou que tenham garantia de resistência à água e a sujeira, já que pode ser necessário limpar o material com certa frequência para manter o visual do cômodo bonito e elegante.

Decoração de paredes com tecido – Como fazer 5 dicas de decoração como decorar como organizar

 

  • Tecidos especiais para decoração: Com o aumento da demanda e com o crescimento do uso de tecidos para a decoração de paredes, o mercado acabou por oferecer tecidos especiais, feitos exclusivamente para a aplicação direta em paredes e outras superfícies similares, o que torna o processo ainda mais fácil e prático.

 

 

Esse tipo de material está disponível em uma grande variedade de cores, formatos, acabamentos e texturas, permitindo que você encontre aqueles que melhor se encaixam em seu projeto de decoração e também aqueles que você acredita terão o melhor efeito em um ambiente específico de sua residência ou de seu trabalho.

Decoração de paredes com tecido – Como fazer 4 dicas de decoração como decorar como organizar

 

  • Retalhos de tecidos: Uma opção barata e muito criativa para a decoração de paredes com tecido consiste em utilizar retalhos de tecido, ou seja, reutilizar peças e pedaços de tecido que você já possua, permitindo criar uma grande variedade de combinações e de visuais para os cômodos de sua decoração.

 

Decoração de paredes com tecido – Como fazer 3 dicas de decoração como decorar como organizar

No entanto, é importante estar atento a dois fatores essenciais: a necessidade de aplicação de material selante ou impermeabilizante para garantir que o tecido se mantenha sempre bonito e bem cuidado e também o cuidado em escolher peças de tecido que apresentem um contraste interessante com a decoração do ambiente onde serão utilizadas, garantindo que seu projeto decorativo fique bonito, elegante e visualmente atraente.

Decoração de paredes com tecido – Como fazer 2 dicas de decoração como decorar como organizar

Dicas de ouro para decoração de paredes com tecido

Duas dicas simples, mas muito eficientes, podem fazer com que seu projeto de decoração de paredes com tecido fiquem ainda mais bonitos, elegantes e cheios de estilo, conforme destacado por nossos especialistas:

 

1- Aposte na criatividade: Ser criativo ao decorar é essencial e, nos projetos de decoração de paredes com tecido, isso é ainda mais importante, já que você deverá buscar combinações diferentes e que lhe agradem.

Decoração de paredes com tecido – Como fazer 01 dicas de decoração como decorar como organizar

2- Não tenha medo de ousar: O uso dos tecidos nas paredes não é novo, mas é importante ter coragem em ousar em seu projeto e deixar a criatividade fluir.

 

O que achou de nossas dicas para decoração de paredes com tecido? Não deixe de comentar e conferir nosso conteúdo exclusivo!

 

Decoração de paredes com tecido – Como fazer
Avalie esse post

Continue lendo em nosso site: