Já imaginou ter uma cozinha ao ar livre? Se você gosta de passar bastante tempo ao ar livre para relaxar, conversar, comer e se divertir, certamente a ideia de ter uma cozinha externa já passou por sua cabeça. Pois, teríamos mais tempo unindo todas essas coisas nesse espaço que dedicamos um bom tempo para preparar e servir as refeições.
As cozinhas ao ar livre são locais perfeitos para dias mais quentes e muito comuns em casas de temporada. Dessa maneira, qualquer refeição se torna muito mais agradável e conveniente. Geralmente, esses espaços costumam não paredes ao redor, porém, possuem um “teto” para abrigar seus mobiliários para que não fiquem totalmente expostos ao tempo. Também pode ser um lugar combinado com a churrasqueira, por isso aproveite muito bem o design deste espaço útil. Apesar do local ser praticamente aberto é muito necessário cuidar da decoração.
Cozinha ao ar livre com móveis resistentes
Quando se trata de mobiliar áreas ao ar livre, mesmo que protegida por um teto, é importante que os móveis sejam resistentes as intempéries. Portanto, para a decoração desse espaço pode ser feita com móveis em madeira tratada para exteriores e em alumínio com pintura especial. Também, o mármore ou o granito podem dar um toque natural na decoração da bancada.
Talvez a cozinha não tenha espaço suficiente para acomodar grandes móveis e precisam ser organizadas apenas com os elementos essenciais para o preparo das refeições. Às vezes, a churrasqueira pode fazer parte da cozinha ao ar livre, então a decoração com uma atmosfera mais rústica pode ser combinada com os móveis de madeira bruta. Assim, você terá um espaço muito interessante em que há móveis resistentes totalmente conectados com a decoração ao redor.
Estabelecendo a cozinha na varanda
Ter a cozinha ao ar livre, não significa que precisa ficar exposta no meio do jardim, também pode estar integrada ao ambiente interno, através da varanda, por exemplo. Contudo, os móveis e eletrodomésticos devem ser menores e contar com pouca decoração. Às vezes as cozinhas podem ser adaptadas em uma varanda fechada que também serve como uma sala de jantar em um local mais arejado. Essa ideia de estar do lado de fora da casa curtindo um dia ensolarado também ser desfrutado em uma varanda fechada em um dia de tempo ruim.
Harmonia do décor exterior e interior
Para criar uma harmonia entre cozinha externa, de espaço coberto, conectada com a sala e para dentro da casa, o ideal é que tenha uma decoração que combine com o interior. Portanto, escolha uma mesa e cadeiras com os mesmos materiais e, principalmente, combinando o estilo. Em especial para casas de layout aberto, onde é visível a cozinha da varanda. Este tipo de cozinha é uma extensão da casa e todo o visual da decoração, dentro e fora, devem estar harmonizados.
Cozinha externa independente
Em alguns projetos residenciais podemos encontrar uma construção independente da casa. Normalmente, é criado um espaço com uma área para refeições com uma cozinha ao ar livre. Na maioria das vezes, consiste em uma cozinha coberta que possui uma churrasqueira integrada e um espaço amplo para uma grande mesa para as refeições. E ainda um banheiro, isso evita que as pessoas fiquem circulando por dentro da casa.
Casas com piscina, costuma ter esse tipo de cozinha bem próxima a ela, assim todos que estão nessa área possam usar o banheiro e o chuveiro. Dessa maneira todos poderão passar o dia todo desfrutando de um lindo dia ao ar livre.
Por ser uma área de uso frequente, essas cozinha ao ar livre são projetadas com espaço suficiente para serem equipadas com eletrodomésticos, bancada, alguns móveis funcionais e uma grande mesa, mas não precisam de vários armários, pois neste local não é necessário fazer armazenamentos.
Imagens do Pinterest e Atelier Clássico