Cortinas para Quarto de Casal: Dicas, Ideias e Inspirações

CORTINAS PARA QUARTO DE CASAL

Descubra algumas Dicas Sobre Como Usar Cortinas para Quarto de Casal, Quais modelos, Qual Tecido, Como Escolher a Cortina Certa para você!

O quarto de casal é, por si só, um recanto de aconchego, conforto e tranquilidade, sendo muito importante saber escolher os detalhes deste ambiente para fazer com que sua utilização seja confortável e atraente, tendo em vista o quão prazeroso pode ser para o casal chegar em sua casa e encontrar esses espaço confortável e aconchegante a sua espera. Para garantir que o casal possa relaxar após um dia cansativo, assistir um filme sem interrupções, ler um bom livro ou mesmo aproveitar um momento romântico a dois, é interessante a utilização de cortinas para quarto de casal, que poderão dar mais conforto e privacidade para esse cômodo.

Cortinas para Quarto de Casal
Cortinas para Quarto de Casal

A escolha das cortinas é tão importante quanto a escolha das peças de decoração ou mesmo da mobília a ser utilizada no quarto de casal, sendo muito mais do que um mero acessório decorativo, podendo ajudar a climatizar o ambiente do quarto, controlar a luminosidade do local e mesmo garantir que o casal terá privacidade em seus momentos íntimos, em especial para aqueles que possuem grandes janelas ou vivem em condomínios sem muros ou divisórias.

Como Escolher Cortinas para Quarto de Casal

Um dos primeiros fatores a ser considerados no momento da escolha das cortinas para quarto de casal é o ambiente do quarto em si, sendo fundamental analisar o espaço disponível nas janelas, tanto em seu comprimento quanto na sua altura, o que permitirá que você tenha noção de quão alta e quão larga terá de ser sua cortina para que ela tenha um bom resultado visual e estético. No caso de janelas baixas, é importante que a cortina seja afixada acima da janela, para evitar que o cômodo pareça achatado, enquanto o uso de cortinas em janelas que possuem móveis logo abaixo deve ser feito com cuidado.

Cortinas para Quarto de Casal
Cortinas para Quarto de Casal

Também é importante avaliar os níveis de luminosidade do quarto para verificar se este recebe pouca ou muita luminosidade externa e também quais são os índices de incidência do sol. Para quartos com menor luminosidade ou incidência indireta do sol, as cortinas de tecidos mais leves são mais recomendadas, pois permitirão a entrada da luz e também o controle da temperatura interna. Já nos quartos de casal onde a luminosidade é mais intensa ou o sol atinge as janelas de maneira direta, é interessante utilizar as cortinas de tecidos mais resistentes ou com forramento, para que você possa dosar os níveis de luminosidade e também controlar a temperatura do cômodo, evitando que este fique muito quente ou abafado.

Tipos de Cortinas para Quarto de Casal

Existem diversos tipos e modelos de cortinas para quarto de casal disponíveis no mercado, sendo que cada modelo e variação se adapta melhor a um tipo ou outro de quarto, à disposição dos móveis e mesmo cores, preferências de estilo e também questões de orçamento, que podem ou não ser uma limitação no momento de fazer a escolha das cortinas.

Cortinas para Quarto de Casal
Cortinas para Quarto de Casal
  • CORTINAS DE TRILHO: As cortinas de trilho para quarto de casal são modelos mais simples e que podem ser utilizados em uma grande variedade de estilos decorativos, sendo possível instala-las em quartos com decoração moderna ou clássica, dando um ar de cuidado e beleza para as janelas.
  • CORTINAS DE VARÃO: O uso das cortinas de varão para quarto de casal é uma das opções mais modernas e fáceis de serem instaladas, sendo necessário apenas a fixação de dois ou três apoios espaçados acima das janelas e a utilização de um cano de metal, no qual será fixada a cortina. Permite a movimentação fácil das cortinas e também tornam as tarefas de limpeza e de instalação um processo fácil e rápido, além de permitir diversos estilos decorativos e em camadas.
  • CORTINAS EM PERSIANAS: O uso das persianas permite um bloqueio parcial ou mesmo total da luminosidade, sendo compostas por placas de metal, plástico ou tecido e que são controladas por meio de um sistema automatizado ou manual. Os materiais mais comuns para sua produção são as laminas de alumínio e madeira, podendo ser ajustadas também nos sentidos vertical e horizontal, além de permitirem que seja ajustado o nível de luminosidade do cômodo.
Cortinas para Quarto de Casal
Recamier Clássico

Gostou de nossas dicas de decoração com cortinas para quarto de casal? Gostaria de sugerir um tema ou assunto para ser tratado no Transforme Sua Casa? Comente!

Veja nosso artigo sobre Dicas de Decoração Para Apartamentos Grandes

Cortinas para Quarto de Casal: Dicas, Ideias e Inspirações
Avalie esse post

Continue lendo em nosso site:

Comments are closed.