Closets planejados – Como decorar, dicas de profissional

Quer transformar seu quarto de maneira prática e eficiente? Confira as nossas melhores dicas sobre decoração de closets planejados e transforme sua casa!

Acabou de chegar na casa nova, ou quer dar uma repaginada no seu quarto? Um dos meios mais incríveis é eliminar seu guarda-roupas e instalar um belo closet planejado em seu quarto, para que o casal possa aproveitar melhor seu espaço e até mesmo realizar seu sonho de ter um closet planejado.

Closets planejados: nem precisa muito espaço nem tanto dinheiro assim

Se você tem o sonho de construir um closet no teu quarto, mas sempre deixou para lá porque sempre achou que fosse muito caro, ou muito trabalhoso, pode começar a mudar sua cabeça.

Closets planejados – Como decorar, dicas de profissional 10 dicas de decoração como decorar como organizar

Um closet pode ser feito com vários tamanhos, com vários orçamentos, com várias formas – enfim, pode ser feito do jeito que você quiser.

 

Só o que você precisar fazer é planejar.

Assim, antes de começar a pensar em custos, em espaço, primeiro se pergunte:

  1. a)   Você quer só guardar roupas? Sapatos, peças maiores?

 

  1. b)    Você quer que o closet tenha uma decoração própria ou que ele faça parte da decoração?
  •   Closet útil: se você quer só um lugar mais bonito, mais elegante, para guardar suas roupas, você não precisa de muito espaço – e, por isso, também não precisa de tanto dinheiro. Nesses casos, o que você pode fazer é reservar uma área de seu quarto para construir aquilo que chamamos de Closet útil, utilitário.

Closets planejados – Como decorar, dicas de profissional 9 dicas de decoração como decorar como organizar

Esse tipo de closet nada mais é do que uma parte do quarto na qual se escode o closet, normalmente com uma porta de correr, deixando, quando os closets planejados escondido “dentro da parede”.

 

Esse tipo de closet planejado costuma ser mais barato, mas nem por isso deixa de, sempre dependendo da organização do dono, tão bonito quando qualquer ou closet mais caro ou que utilize mais espaço.

 

  •   Closet cômodo: esse é o tipo mais caro, mas também o mais interessante e, normalmente, requer planejamento desde a planta da casa, uma vez que requer um cômodo anexo ao quarto do casal, para que seja transformado em closet planejado.

Closets planejados – Como decorar, dicas de profissional 8 dicas de decoração como decorar como organizar

Nesse tipo de closet planejado, costuma-se colocar os guarda-roupas, móveis pequenos é uma decoração à parte que garanta, quando de sua utilização, que a pessoa se sinta totalmente à vontade, fazendo com que o closet quase se pareça com um camarim. Pode-se colocar puffs, mesas de centro, aparador de chapéus, de blazer, etc.

 

  •   Corredor: o closet planejado para o corredor é para quem dispõe de espaço no quarto, mas não tem um cômodo anexo ao quarto, tornando impossível o closet cômodo e, ao mesmo tempo, tornando desnecessário o closet útil. O closet corredor pode ser feito com divisórias ou mesmo com guarda-roupas. É um meio prático de garantir a boa utilização do espaço disponível do quarto, sem fazer gambiarras.

Quando é a quarto de casal, há quem prefira, se houver espaço, fazer dois corredores, uma para cada um.

Escolhendo seus closets planejados

Como estamos falando de móveis planejados, é sempre mais fácil fazer adaptações em relação aos espaços, aos materiais e aos tipos de móveis a serem utilizados. Veja agora o que precisamos observar para garantir um closet bem feito.

Closets planejados – Como decorar, dicas de profissional 7 dicas de decoração como decorar como organizar

Em primeiro lugar, é necessário verificar o espaço disponível.

 

Se você tiver bastante espaço disponível para fazer o closet, essa vai ser a menor de suas preocupações (e provavelmente, você vai passar mais tempo pensando na decoração, na iluminação do que em espaço).

 

Mas, se você está aproveitando qualquer espaço disponível no quarto para construir seu closet planejado, é sempre bom pensar em todo e qualquer detalhe para deixar seu closet exatamente como você quer.

 

Primeiro, você tem que pensar sobre qual será o tipo de porta que você quer usar em seus closets planejados

Closets planejados – Como decorar, dicas de profissional 6 dicas de decoração como decorar como organizar

As portas com dobradiças, quando estiverem sendo utilizadas, pegarão parte do espaço. Isso se torna muito importante, principalmente quando se fala em um closet no estilo corredor, porque ele já é pensado para ser utilizado em espaços pequenos. Assim, por exemplo, pode-se sempre reservar um espaço de pelo menos trinta centímetros para que as portas com dobradiças possam abrir sem qualquer risco de bater na parede ou na pessoa que estiver usando.

 

Já se for escolhida a porta de correr, ela precisa de menos espaço na frente, mas não se pode esquecer que os trilhos em que elas correm precisam de mais ou menos de cinco a sete cm de largura. Como se vê, as portas de correr costumam ser melhores para economizar espaço.

 

Ainda falando em profundidade, não se pode esquecer, de forma nenhuma, de planejar a profundidade do móvel.

O ideal de profundidade de um guarda-roupas é em torno de 50 cm, sem contar com as portas. Isso porque as roupas são guardadas em cabides, que costumam ter medidas pouco menores do que isso. Como as gavetas têm, quase sempre, a mesma profundidade dos guardaroupas, as gavetas também precisam ter mais ou menos essa medida.

Closets planejados – Como decorar, dicas de profissional 5 dicas de decoração como decorar como organizar

Por falar nisso, por se tratar de uma lura por espaço, jamais se deve esquecer de garantir uma boa circulação de ar dentro dos armários e gavetas, para evitar mofo e maus cheiros.

 

Para isso, além da boa ventilação, que evita acúmulo de umidade, pode-se utilizar outros meios nãonaturais de forçar a circulação do ar, como direcionar o vento do condicionador de ar (que lança ar seco), não colocar o closet próximo de paredes que recebem umidade do lado externo.

 

Ainda assim, o material é importante, sendo, por exemplo, o MDF uma dos mais baratos e resistentes à formação de mofo – o MDF também é indicado por ser bastante maleável para a criação de modelos de móveis.  Já a disposição dos espaços do closet planejado deve sempre levar em conta a função dele, sendo que, normalmente, todas as suas divisões devem ficar visíveis aos usuários.

 

Além disso, nunca se deve desprezar os efeitos de uma boa iluminação para que o closet seja aproveitado ao máximo.

Closets planejados – Como decorar, dicas de profissional 4 dicas de decoração como decorar como organizar

Closets planejados: closets para o casal, bem baratinhos

Nem sempre a realização de um sonho requer o gasto de grandes quantias, ou da disponibilidade de grandes espaços em casa. Muitas vezes, só o que temos de fazer é planejar bem e pensar em cada detalhe de seu móvel, para evitarmos surpresas e gastos desnecessários.

Closets planejados – Como decorar, dicas de profissional 3 dicas de decoração como decorar como organizar

O que você achou de nossas dicas de decoração de closets planejados? Não deixe de conferir o conteúdo exclusivo que preparamos para você!

 

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário