Tudo Sobre Sofá-Cama Na Decoração

Tudo Sobre Sofá-Cama Na Decoração

Está buscando por opções versáteis de móveis para sua casa? Que tal conhecer um pouco mais sobre os usos do sofá-cama na decoração?

Com o crescimento do mercado imobiliário e a procura por imóveis baratos, mas confortáveis, é bastante comum encontrar pessoas reclamando que seus apartamentos ou suas casas são pequenas demais para adotar projetos decorativos bonitos e criativos, mas é possível tornar esses espaços em ambientes cheios de estilo e de beleza utilizando alguns móveis e objetos decorativos práticos e funcionais, que se aproveitam da versatilidade e dos usos mistos para utilizar melhor o espaço físico reduzido e, dentre esses, iremos tratar do uso do sofá-cama na decoração de espaços pequenos.

Tudo Sobre Sofá-Cama Na Decoração
Tudo Sobre Sofá-Cama Na Decoração

Os sofás-camas são móveis bastante utilizados na decoração de ambientes menores, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, mas esse móvel prático e eficiente não é tão utilizado no Brasil, apesar de estar ganhando mais espaço em projetos decorativos de apartamentos pequenos e de quitinetes por aqui nos últimos anos.

O móvel, que tem esse nome por permitir o uso tanto como cama quanto como sofá, é uma ótima opção para pessoas que residam em ambientes menores, como apartamentos pequenos, quitinetes ou residências de menores dimensões, servindo como peça da decoração e também como ótimo item de praticidade e facilidade de uso.

Dúvidas Sobre Sofá-Cama Na Decoração

Algumas dúvidas sobre o uso do sofá-cama na decoração são bastante comuns, por isso decidimos elaborar uma pequena lista e esclarecer algumas questões importantes, permitindo que você saiba mais sobre essas peças, que podem servir tanto para a ambientação e decoração do ambiente, quanto para o uso diário, visando também facilitar o processo de ideias para o uso desse móvel. Confira:

  • Sofá-Cama ou Cama-Sofá?

R: Uma das dúvidas mais comuns entre aqueles que estão considerando o uso desse tipo de móvel para suas casas ou apartamentos é basicamente semântica: o certo é falar “sofá-cama” ou “cama-sofá”? A resposta é mais simples do que parece, já que ambas estão corretas, mas se tratam de móveis distintos e de usos diferentes.

O sofá-cama é um móvel que possui estrutura física e tamanho parecido ao de um sofá tradicional, mas que permite a utilização como cama quando aberto. Já a cama-sofá, que é ainda menos conhecida no Brasil, é o nome das comumente chamadas “bicamas”, que, pelo seu formato, também podem ser utilizadas como sofás.

Tudo Sobre Sofá-Cama Na Decoração
Tudo Sobre Sofá-Cama Na Decoração
  • Como Escolher O Sofá-Cama?

R: Como a ideia principal daqueles que utilizam o sofá-cama na decoração é a economia de espaço, é essencial que se meça com cuidado o espaço disponível no ambiente onde ele será utilizado, já que o móvel, quando aberto na função “cama”, tende a ocupar mais espaço do que quando está sendo utilizado como sofá, sendo essencial medir o espaço que você possui em seu apartamento ou quitinete e também o tamanho do sofá-cama quando aberto para evitar surpresas desagradáveis.

Nada mais chato do que adquirir um sofá-cama e, no momento de sua utilização, descobrir que o espaço físico do ambiente onde ele está disposto não permite que você o use, não é mesmo?

  • Qual Material É Melhor?

Já em relação ao material escolhido para o sofá-cama, é importante levar em consideração qual será o uso dele e também a frequência que ele será utilizado como cama. Se a função principal da peça será servir como sofá e ser utilizado como cama esporadicamente, você pode optar por materiais mais bonitos, mas que não oferecem tanto conforto assim.

Tudo Sobre Sofá-Cama Na Decoração
Tudo Sobre Sofá-Cama Na Decoração

Já para um uso regular, como em ambientes onde não se possui espaço para uma cama tradicional, escolher o material mais confortável é importante para que o uso do sofá-cama na decoração seja realmente possível e não torne o seu sono uma tortura.

O mais interessante de utilizar o sofá-cama na decoração é a sua versatilidade e praticidade, por isso é importante optar por modelos que ofereçam conforto, praticidade e facilidade para “montar” e “desmontar”, ou seja, que não exijam um trabalho excessivo ou força descomunal para serem utilizados.

Tudo Sobre Sofá-Cama Na Decoração
Tudo Sobre Sofá-Cama Na Decoração

O que você achou de saber como usar o sofá-cama na decoração? Gostaria de sugerir algum tema ou assunto para o Transforme Sua Casa? Comente!

Continue lendo em nosso site:

1 Comment

  1. santana Reply

    Ola, preciso saber, com eu fixo a posição deste móvel como sofá, uma vez que, sempre que sentam no mesmo a vontade, com as costas encostadas, este tende a se colocar como cama, não permitindo assim a utilização do mesmo, nas duas fases, sofá e cama. Obrigada !!!

Deixe um Comentário