Tecidos na decoração – Dicas e segredos

Buscando técnicas interessantes e originais para a decoração de sua residência? Separamos as melhores dicas para você usar tecidos na decoração. Inspire-se!

As tendências do mundo da decoração são mutáveis e se transformam com o passar dos meses, das estações e dos anos, mas muitos conceitos tem força para se manter relevantes por mais de uma temporada ou estação, como é o caso da utilização de tecidos na decoração, que ganhou força nos últimos anos e vem se mantendo forte e relevante nos projetos decorativos mais bonitos e modernos em todos o mundo.

Para aqueles que desejam utilizar a opção criativa e divertida dos tecidos na decoração de suas residências, eventos ou mesmo para celebrações de casamento, de aniversário ou de nascimento, é interessante conhecer algumas dicas e segredos que tornarão esse processo mais simples e descomplicado, permitindo resultados bonitos, atraentes e divertidos, mas que transpiram beleza, conforto e praticidade.

 

O uso dos tecidos na decoração tem, muitas vezes, a praticidade e a versatilidade que os papéis de parede tradicionais oferecem, mas muitas vezes trazem texturas, cores e acabamentos que não podem ser encontrados neste tipo de material e, por isso, se tornaram muito utilizados nos últimos tempos. Confira agora nossas dicas e segredos e aprenda usar os tecidos na decoração com nosso artigo!

Dicas para escolher tecidos na decoração

O uso de tecidos na decoração não é novo, sendo conhecido, utilizado e cultuado no mundo todo há muitos anos, mas recentemente, com o retorno de tendências de anos passados, é que esse uso criativo e divertido se tornou ainda mais constante, caindo nas graças de grandes nomes da decoração e se fortalecendo como tendência dentro desse mercado cada vez mais variado e atraente.

Existem algumas situações e usos que se beneficiam fortemente do uso de tecidos na decoração, já que permitem criar decorações bonitas e criativas, onde opções mais tradicionais como a pintura das paredes ou mesmo o uso de papel de parede não é uma opção viável, como nos casos de quartos infantis, em decoração de igrejas para casamento ou mesmo em estofamento de novos móveis e objetos decorativos.

 

Confira alguns dos usos mais interessantes e criativos dos tecidos na decoração em nossa lista:

 

 

  • Decoração com tecido para festas: Uma das opções mais interessantes e que vem sendo utilizadas com mais frequência dentro do mercado decorativo é o uso dos tecidos na decoração de festas, ou seja, o uso deste tipo de material como revestimento ou como decoração em eventos, sendo especialmente interessante para celebrações em locais onde não é possível fixar outros tipos de material.

 

Esse tipo de decoração com tecidos é mais comum em festas infantis ou em eventos de trabalho, mas também pode ser utilizada com sucesso dentro de projetos de maiores dimensões, como os casamentos ou as bodas de prata, que pedem decorações bonitas e criativas e que podem se destacar ainda mais com o uso deste tipo de material.

 

 

  • tecidos na decoração de paredes: Outra opção bastante versátil para o uso dos tecidos na decoração é sua utilização nas paredes de uma residência, seja ela em uma casa ou apartamento, em especial para ambientes que não permitem a utilização de outros materiais, como o quarto dos bebês, onde o uso da cola para papel de parede ou mesmo a tinta poderiam causar alergias.

 

Assim como o papel de parede, o tecido para esse tipo de aplicação pode ser encontrado em uma grande variedade de cores, de formatos e de acabamentos, permitindo que você tenha grande liberdade ao decorar e também que seu trabalho seja durável e resistente, mas que seja possível sua remoção em caso de necessidade ou de desejo de alteração.

 

Para aqueles que irão utilizar os tecidos na decoração em suas paredes, a dica dos especialistas é de utilizar adesivos atóxicos ou mesmo opções menos invasivas, como pregos removíveis ou tachinhas de metal, que permitirão a fixação segura do tecido, mas que também tornará o resultado reversível, para o caso de você enjoar, decidir mudar ou mesmo se mudar do imóvel.

 

  • Para estofados e outros móveis: Um uso bastante tradicional e conhecido dos tecidos na decoração está em usá-los para dar nova aparência para estofados, como sofás e poltronas, além de outros móveis diversos, já que essa é uma opção barata, fácil de ser aplicada e que permite uma grande variedade de personalizações, além de fazer com que seja possível reformar peças que você já possui, dando a elas novo uso.

 

 

Em caso de móveis estofados, como os puffs, as poltronas e os sofás, pode ser recomendado a utilização de tecidos na decoração que tenham revestimento mais resistente ou mesmo proteção contra líquidos e sujeira, já que estes estarão mais propensos a receberem sujeiras, como gorduras, líquidos derramados e mesmo lama, das crianças ou de seus animais.

 

  • Cores de tecidos decorativos: Como existem diversas possibilidades de tecidos decorativos e também uma grande variedade de cores, formas e texturas de acabamento, é possível que você utilize os tecidos para decorar os mais diversos ambientes de sua residência, sendo importante que você tome cuidado apenas com a combinação de cores e formas dentro dos estilos decorativos de sua residência.

 

Para estilos decorativos mais conservadores ou mesmo para estilos de decoração mais discretos, como o estilo moderno e o contemporâneo, é interessante optar por cores e estampas de tecidos que tenham cores mais suaves, contem com texturas discretas ou mesmo em acabamentos com menos brilho e reflexividade.

 

Já para projetos de decoração que envolvam os estilos mais chamativos, como o estilo retrô ou o estilo Shabby Chic, é possível adicionar ainda mais brilho e cor na composição visual dos ambientes, desde que você saiba utilizar as cores a seu favor e fazer com que o resultado visual e estético condiga com o uso dos tecidos na decoração que você escolher utilizar no ambiente.

O que você achou de nossas dicas para utilizar tecidos na decoração de sua casa ou de seu evento? Não deixe de comentar e conferir o conteúdo exclusivo que preparamos para você!

 

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário