Tatuagem Maori: informações, significados e muitas fotos!

Saiba tudo sobre a tatuagem Maori, descubra como ela surgiu, qual seu significado e encontre imagens inspiradoras para a sua próxima tattoo!

Todo mundo sabe que as tatuagens são responsáveis por carregarem significados e também por ajudarem a contar uma história. Durante a evolução das civilizações, muitas são as culturas que possuem uma profunda relação com a arte no corpo – que pode adotar significados diferentes dependendo da sociedade.

A tatuagem na cultura Maori era um processo de grande importância, envolvendo homens e mulheres da tribo, sendo que cada um dos desenhos era único e ajudava a contar um pouco da história de vida da pessoa que a recebia.

Quer saber mais sobre a tatuagem Maori e encontrar muitas inspirações bacanas para a sua próxima tattoo? Continue a leitura desse texto!

Tatuagem Maori: história

Nativos da Nova Zelândia, os Maoris possuíam uma forte ligação com a tatuagem – para quem esses símbolos não eram apenas uma maneira de embelezamento ou de estética ou decoração do corpo.

De acordo com as tradições polinésias, a nobreza de um homem ou a sua posição dentro de um clã podia ser definido pela quantidade de tatuagens que ele possuía em seu rosto.

Os Maoris eram conhecidos por serem guerreiros bastante temidos pelos seus inimigos. Um costume antigo era cortar a cabeça dos povos inimigos e guardá-las em urnas consideradas sagradas.

Você pode notar referência a essa tradição na dança maori Haka realizada pelos All Blacks (seleção neozelandesa de Rugby) com um gesto claro de cortar a cabeça do adversário.

Além de cortar cabeças, outra tradição dos antigos Maori era a tatuagem – algo de extrema importância feita em homens e mulheres durante determinados rituais.

Naquela época era possível conhecer toda a história de um Maori apenas olhando para as suas tatuagens, já que elas representavam a posição que cada membro possuía na tribo, os atos de bravura e de guerra, quem era a sua família e sua árvore genealógica e muitas outras informações.

A primeira tatuagem geralmente era feita quando o jovem atingia a idade adulta e não havia limite de idade para que elas continuassem sendo realizadas.

Em geral, os homens realizavam as tatuagens no rosto, nas pernas e no bumbum, enquanto as mulheres se tatuavam no queixo, lábios, pescoço e costas.

Mesmo após tanto tempo, a tatuagem continua sendo uma tradição entre o povo Maori, sendo que a partir dos anos 2000 ela começou a se expandir para outros locais fora da Oceania, conquistando todo o mundo.

Claro que hoje os significados da tatuagem Maori podem ser diferentes do que buscavam representar nos povos ancestrais, porém elas continuam sendo feitas a partir de desenhos tribais e geométricos, sempre tentando, de alguma forma, ajudar a contar a história da pessoa tatuada.

Por isso, dizemos que é impossível encontrar duas tatuagens Maori iguais, afinal cada desenho busca representar um sentimento ou uma característica da personalidade do tatuado.

Uma curiosidade é que as tatuagens Maori não utilizam agulhas, mas sim talhadeiras e facas feitas dos dentes de tubarão, de pedras ou de ossos. As tintas são feitas a partir de produtos naturais, como gordura animal, resina de árvores, madeira e até lagartos.

Significado das tatuagens Maori

Existem muitos símbolos na cultura Maori que podem integrar as tatuagens e como dissemos eles podem representar informações distintas para cada pessoa. Veja os mais comuns:

  1. Koru (Espiral)

tatuagens Maori Koru (Espiral)

O círculo em espirais também pode ser conhecido como o ciclo da vida, que não possui início e nem fim. Na tatuagem Maori, o desenho representa o presente ou o passado (quando a pessoa tatuada deseja fazer referência aos seus antepassados).

O Koru também está associado a harmonia e ao crescimento e o desenho foi baseado em uma folha de samambaia sendo desfraldada (a samambaia é uma planta típica da Nova Zelândia).

  1. Maori-tiki

tatuagens Maori Maori-tiki

As tatuagens Maori Tiki buscam representar os deuses da tribo que são:

  • Tui: deus criador dos peixes;
  • Tiki-tohua: deus das aves;
  • Tiki-kapakapa: deus criador dos pássaros;
  • Tiki-auaha: deus dos homens;
  • Tiki-whakaeaea: deus do alimento.
  1. Arraia

tatuagens Maori Arraia

A tatuagem Maori de arraia é a que simboliza a sabedoria. O animal possui uma postura de locomoção delicada, mas que não deve ser subestimada. Na cultura Maori, mesmo a arraia estando ligada à sabedoria, existe um ditado que diz que o Maori sábio é aquele que deixa a arraia para trás.

  1. Amor impossível

tatuagens Maori amor impossivel

Uma meia lua capaz de envolver o sol é a analogia Maori ao amor impossível, já que o sol e a lua nunca poderão conviver juntos, pois são de “mundos” distintos.

O desenho é formado por dois korus que significam a persistência e o recomeço. Nas laterais estão presentes as mandíbulas de um tubarão que significam força para recomeçar a busca pelo amor. O sol ainda representa a luz capaz de trazer felicidade.

  1. Lagarto ou Gecko

tatuagens Maori Lagarto ou Gecko

Os lagartos são considerados muito importantes dentro da cultura Maori, já que esses povos criavam grandes populações de lagartos para protegê-los dos insetos portadores de doenças.

Além disso, os Maori acreditavam que os animais rastejantes, como os lagartos, conseguiam ver o futuro e proteger o presente, além de ser um símbolo de fertilidade.

  1. Tartaruga

tatuagens Maori Tartaruga

As tartarugas eram símbolo da longevidade, serenidade e conhecidas por darem vida longa ao tatuado que a recebia.

  1. Moko

tatuagens Maori Moko

Esse é um tipo de tatuagem muito específico, feito no rosto da pessoa. Os traços eram capazes de identificar a linhagem, a posição familiar e também era como uma assinatura permanente do tatuado.

  1. Ngaru

tatuagens Maori Ngaru

É um desenho que possui o formato de ondas que eram formadas de acordo com o movimento das canoas dos Maori. Elas simbolizam a permanência e a continuidade.

  1. Folha de samambaia

tatuagens Maori Folha de Samambaia

Simbolizava o livramento das tentações e também eram usadas para marcar o caminho quando os homens saíam para a mata. Elas representam, ainda, o regresso em segurança para a tribo.

  1. Tubarão

tatuagens Maori Tubarão

É a tatuagem que representa bravura. Na tradição Maori, os dentes do tubarão simbolizam proteção contra qualquer inimigo – e o animal em si ajuda a trazer mais proteção.

  1. Tiki Mana

tatuagens Maori Tiki Mana

É sempre representado de olhos fechados e lábios grandes. O Tiki Mana é um deus da cultura Maori, protetor da família e representa o ser como um todo. Os antigos Maori acreditavam que o Tiki Mana era um guia e um protetor do dia-a-dia.

  1. Aves

tatuagens Maori Aves

É o símbolo da liberdade. Na cultura Maori, a mais escolhida era geralmente a andorinha, que voltava para casa todos os verões.

Os Maori também podiam usar as aves para representar a alma, pois o ato de voar torna o pássaro independente e livre, como é a alma quando a vida é tomada pela morte – ao menos era assim que os guerreiros da tribo acreditavam ser.

  1. Palmeiras

tatuagens Maori Palmeiras

Na tatuagem Maori, coqueiros e palmeiras significavam a serenidade e a felicidade. Geralmente o desenho vem associado ao sol.

Na cultura Maori, os coqueiros e as palmeiras eram árvores que, por nascerem em solo árido, no qual nada mais vingaria, representam a serenidade e a paz, por estarem em harmonia com locais onde somente o caos deveria ser encontrado.

  1. Cavalo Marinho

tatuagens Maori Cavalo Marinho

Esse animal era o símbolo da paciência e da perseverança na cultura Maori. A paciência era uma ótima estratégia de guerra e o desenho mostrava qual guerreiro se orgulhava de ter a característica, fundamental para a vitória da tribo.

Para os Maori, a paciência não significa apenas saber esperar, mas sim saber a hora certa de agir, o que é fundamental.

  1. Hei Tiki

tatuagens Maori Hei Tiki

O hei tiki é um talismã da cultura Maori, conhecido por trazer fertilidade e sorte. Ele representa um embrião humano não nascido e é conhecido por possuir uma mente perspicaz, clara, leal e sábia.

  1. Manaia

tatuagens Maori Manaia

É uma figura antropomórfica que tem rabo de peixe, cabeça de pássaro e corpo de homem. Ele é conhecido por ser um guardião espiritual com superpoderes capaz de proteger o céu, o mar e a terra.

  1. Pakati

tatuagens Maori Pakati

O desenho imita os pelos de um cão e é um padrão que representa os guerreiros Maori, suas batalhas, coragem e força.

Inspirações de tatuagem Maori

Embora não existam duas tatuagens Maori iguais, você pode usar algumas imagens como inspiração, buscando criar o desenho que mais represente as suas características, sua personalidade e o que você deseja para a sua vida.

Diferente de uma tatuagem tradicional, o tatuador que realmente realiza trabalhos com relação com a cultura Maori irá, antes, lhe perguntar sobre sua história de vida, suas principais características, aspirações e medos e assim desenvolver um desenho específico que contenha toda a sua história de vida.

Veja algumas ideias:

Inspirações de tatuagem Maori

Inspirações de tatuagem Maori

Inspirações de tatuagem Maori

Inspirações de tatuagem Maori

Inspirações de tatuagem Maori

Inspirações de tatuagem Maori

Inspirações de tatuagem Maori

Inspirações de tatuagem Maori

Inspirações de tatuagem Maori

Inspirações de tatuagem Maori

 

Inspirações de tatuagem Maori

Inspirações de tatuagem Maori

Inspirações de tatuagem Maori

Gostou de saber sobre a tatuagem Maori? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

 

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário