Como Usar Plantas Ornamentais para Interiores

Quem mora em cidade, ou em uma edificação pequena demais para um quintal externo, fica confinado a viver em um lugar de pouco contato com a natureza. Nesses casos a alternativa é trazer um pouco de verde pra dentro da sua casa/escritório usando plantas ornamentais para interiores.

plantas ornamentais para interiores

Um dos mais comuns itens para fazer um ambiente ganhar vida é fazer o uso de flores, plantas ornamentais, suculentas ou outro tipo de vegetação. Plantas ornamentais para interiores são ótimas para despoluir o ambiente, deixando o ar mais fresco.

Embora existam pessoas alérgicas ao pólen que se desprendem das flores, existem uma variedade de plantas alternativas para essas situações, é necessário apenas conversar com um florista!

Que tipo de planta ornamental escolher

Existem uma variedade imensa de plantas ornamentais para interiores, com cores, tamanhos, texturas e maneiras diferentes de cuidados. Escolha uma que combine com o ambiente que você quer colocar, e que atenda as suas necessidades.

plantas ornamentais para interiores

Algumas são mais comuns e populares que outras como por exemplo:

Jade – essa planta parece uma mini árvore. A planta-jade é uma espécie suculenta, perene, com folhagem e florescimento ornamentais. Ela é uma das suculentas mais fáceis de cultivar e ela pode ficar em ambientes fechados, mas ela deve receber luz direta do sol por algumas horas.

Bromélia – essa planta contrasta os tons vermelhos  e verde escuro. Ela é uma das plantas mais decorativas que existe, só pode receber luz indireta, pois a luz solar direta queima as folhas.

Begônia – essa planta é perfeita para decorar interiores, podem ser colocadas em vasos. Elas parecem buquês de flores, suas folhas tem formas diferentes e coloridas. Elas devem ser cultivadas em ambientes protegidos da luz do sol, do vento e friagem.

Outras plantas também podem decorar ambientes internos, como: Antúrio, Zamioculca, Pau d’água, Rosa de pedra, Minicactos, Palmeira ráfis, Lícuala, etc.

Existe o mito que ter plantas dentro de casa fazem mal, pois desprendem gás carbônico, principalmente a noite, mas fique tranquilo, hoje sabemos que a quantidade de gás liberado por uma planta é muito pouco, e desprezível comparando com a quantidade que nós mesmos liberamos desse gás.

Veja aqui mais de 20 tipos diferentes de plantas para Decoração.

Onde colocar sua planta ornamental

Dependendo a planta ornamental que você escolher, ela precisara ficar em um lugar com muita luz, pouca luz, ou ainda em um lugar que só receba luz indireta, os cômodos mais comuns para dispor essas plantas são cozinhas e salas de estar, mas nada impede de você colocar um exemplar em cada cômodo da sua residencia ou ambiente de trabalho.

Normalmente, plantas grandes recebem um destaque especial ocupando todo um canto de um ambiente, plantas menores podem ser agrupadas formando um arranjo, ou ainda utilizada na decoração, quando colocadas sobre móveis ou penduradas no teto ou paredes.

plantas ornamentais para interiores

Como cuidar de plantas ornamentais para interiores

Cada planta terá seu método especifico de cuidados, algumas deverão ser podadas, ou regadas com frequência, enquanto outras poderão ficar mais de semanas sem água. Mas ainda existem alguns cuidados essenciais a todas elas, para que elas continuem bonitas e saudáveis por longos períodos de tempo.

plantas ornamentais para interiores

Primeiramente, garanta que os vasos estejam fora das circulações de pessoas ou animais, para evitar acidentes. Algumas plantas são toxicas  e venenosas, nesses casos mantenha essas espécies em particular longe do chão, evitando o alcance de animais de estimação e crianças pequenas, bem como, o uso de agrotóxicos nelas.

Escolha uma terra rica em matéria orgânica, com um substrato de qualidade. Ainda, é necessário repor adubo constantemente para que a planta continue crescendo. É recomendável adicionar ao solo, húmos de minhoca, ou adubo químico, que contém nitrogênio, fósforo e potássio, substâncias nutritivas e de grande importância para as plantas. O intervalo entre adubações de reposição podem ser de 3 a 4 meses para folhagens e de 2 a 3 meses para floríferas, antes e depois da camada de florescimento.

Para evitar pragas, ainda é possível  fazer uma pulverização por mês com óleo de nim ou utilizar fungicidas como a calda de bordalesa.

Plantas ornamentais para interiores são uma ótima opção para decorar e vitalizar ambientes, deixando-os limpos, bonitos e perfumados!

Veja agora algumas inspirações de plantas ornamentais para interiores

plantas ornamentais para interioresplantas ornamentais para interiores plantas ornamentais para interiores plantas ornamentais para interiores plantas ornamentais para interiores plantas ornamentais para interiores plantas ornamentais para interiores plantas ornamentais para interiores plantas ornamentais para interiores plantas ornamentais para interioresplantas ornamentais para interiores plantas ornamentais para interiores

Está procurando mais inspirações para decorar sua casa? Não deixe de visitar nosso artigo sobre Como usar as cores na decoração!

Gostou desse artigo? Deixe sua opinião ou sugestão nos comentários!

Continue lendo em nosso site:

1 Comment

  1. Pingback: Jardins verticais dão um "up" na decoração - Poster Express

Deixe um Comentário