Pisos para cozinha: encontre o certo para a sua casa!

É possível encontrar inúmeros tipos de pisos para cozinha no mercado, mas você sabe definir qual é o certo para a sua casa? Saiba tudo sobre esse assunto!

Construir ou reformar pode ser a ponte para que consigamos deixar a nossa casa do jeito que sempre sonhamos, não é mesmo? Mas, além dos nossos desejos, é preciso considerar também algumas orientações técnicas e dicas importantes para que o sonho não se torne um pesadelo.

Isso é muito refletido na hora de decidir pelos pisos para cozinha, afinal, além de deixar o ambiente bonito, é preciso que a sua escolha seja fácil de limpar, não escorregue e não apareça sujeira.

Em outras situações, como é o caso das cozinhas americanas, você precisa pensar em como integrar o piso dos dois ambientes, criando uma composição harmônica.

Parece muito difícil? Não se preocupe, nós montamos um conteúdo bem completo para tornar a sua missão bem mais simples. Confira!

Os melhores pisos para cozinha

Os melhores pisos para cozinha

Certamente, a sua principal dúvida é sobre qual o melhor piso para a sua cozinha, não é mesmo? Mas, responder a essa pergunta deve levar em consideração os seus desejos e usos.

Por isso, antes de sair escolhendo os pisos que mais lhe agrada, analise alguns pontos fundamentais, como:

Frequência de uso da cozinha

Para quem tem o hábito de cozinhar bastante e de se movimentar com frequência por esse ambiente, é importante que o piso seja resistente e fácil de lavar, evitando manchas e outros problemas que podem aparecer devido à quedas de alimentos e bebidas.

Se você está pensando em usar um piso de cerâmica, uma boa dica, nesse sentido, é considerar o PEI – uma avaliação da resistência do piso.

Tipo de acabamento

O tipo de acabamento influencia não só na beleza da sua cozinha, mas também na funcionalidade e na segurança. O mais recomendado é optar pelos acabamentos polidos, mas, ainda assim, analise se eles podem ficar mais ou menos lisos quando estão molhados.

Se na sua casa você vive com pessoas idosas ou crianças, por exemplo, essa escolha é ainda mais importante, já que pode influenciar diretamente na segurança de quem convive com você.

As características dos pisos para cozinha

Como você viu, ter informações técnicas sobre os pisos para cozinha é muito importante, ajudando você a fazer uma escolha mais acertada. Veja os principais pisos usados nas cozinhas:

Porcelanato

Os melhores pisos para cozinha Porcelanato

O porcelanato é um piso de acabamento estético muito agradável e que tem ganhado a atenção das pessoas ultimamente. Além disso, esse é um piso fácil de limpar, que possui alta resistência, baixa absorção e uma grande gama de cores e modelos.

Se tiver com dúvida na cor, veja nosso artigo: “Aprenda a escolher a cor para a parede da sala“.

Porém, tome cuidado com o porcelanato polido porque é possível que esse se torne um piso escorregadio, principalmente em situações de respingo de água – algo corriqueiro na rotina de uso de uma cozinha.

O porcelanato acetinado é uma versão mais indicada para o uso em cozinhas, porque o seu acabamento não o torna tão escorregadio. Sua característica principal é a ausência de brilho, o que torna seu uso menos cansativo visualmente, porque ele não reflete as luzes da cozinha.

Os melhores pisos para cozinha Porcelanato

Uma tendência que está em alta é o uso do porcelanato acetinado que imita o cimento queimado, trazendo um ar mais industrial e moderno ao ambiente.

Os melhores pisos para cozinha Porcelanato

Também é possível encontrar porcelanatos que imitam madeira, trazendo um ar rústico à sua cozinha, sem a necessidade de todos os cuidados extras que os pisos de madeira necessitam.

Cerâmico

Os pisos cerâmicos são as opções mais tradicionais e possuem uma gama de modelos e de variedades que podem se adaptar praticamente a qualquer necessidade e decoração.

Os melhores pisos para cozinha Cerâmico

Novamente, reforçarmos a importância de você analisar o PEI do piso escolhido, para se certificar de que ele suportará o dia a dia de movimento de uma cozinha, tendo uma durabilidade maior.

Os melhores pisos para cozinha Cerâmico

Algumas opções de pisos cerâmicos estão em alta, como é o caso do piso preto e branco (também chamado de xadrez) que criam quadriculados no chão e dão um detalhe mais ousado e descolado para esse ambiente.

Ladrilhos hidráulicos

O ladrilho hidráulico também tem conquistado a preferência dos brasileiros, principalmente nos projetos mais contemporâneos. O bom é que esses itens possuem uma alta resistência e podem funcionar muito bem como piso para a cozinha, criando ambientes ricos em detalhes.

Os melhores pisos para cozinha Ladrilhos hidráulicos

Como hoje eles estão em evidência, é possível encontrar ladrilhos com vários tipos de estampas, como geométrica, floral, psicodélica, contemporâneas ou mais tradicionais.

Os melhores pisos para cozinha Ladrilhos hidráulicos

Você pode fazer vários tipos de composições, desde valorizando apenas os itens mais retros, até fazendo um mix entre antigo e contemporâneo.

Pisos vinílicos

Se você não pode modificar radicalmente a sua casa, seja por questões financeiras ou ainda por morar em um local alugado, os pisos vinílicos são ótimas escolhas.

Os melhores pisos para cozinha Pisos vinílicos

É possível encontrar versões diferenciadas, inclusive com modelos que imitam a madeira e que trazem bastante charme a esses ambientes.

Os melhores pisos para cozinha Pisos vinílicos

Além disso, os pisos vinílicos possuem algumas vantagens como: menor custo, possibilidade de aplicação sem grandes obras, facilidade de limpeza e possibilidade de instalação em áreas molhadas, como é o caso das cozinhas.

Pisos de madeira

Os pisos de madeira não são opções muito usadas aqui no Brasil, sendo preferida em casas no exterior. Mas, em projetos mais contemporâneos já é possível notar essa influência externa.

Os melhores pisos para cozinha Pisos de Madeira

A madeira é uma ótima aposta para as regiões mais frias do país, já que aumenta a sensação de aconchego e melhora o conforto térmico, impedindo que esse ambiente fique ainda mais gelado.

Os melhores pisos para cozinha Pisos de Madeira

Porém, vale a pena destacar, que a sua manutenção é um pouco mais complicada e pode exigir mão-de-obra especializada para a sua aplicação.

Pisos de pedra

Outra possibilidade é o uso de pisos de pedra, com destaque para o mármore e o granito. Ambas são opções de fácil limpeza, além de trazerem muito mais elegância aos ambientes.

Os melhores pisos para cozinha Pisos de Pedra

O granito é a opção mais barata e que também oferece beleza e sofisticação, porém também é possível encontrar mármores nacionais a preços mais acessíveis.

Mas, é preciso atenção na manutenção, evitando usar produtos agressivos e que podem manchar a sua pedra.

Pisos para cozinha e parede

Uma dúvida muito comum é em relação a combinação de piso e revestimento. A dica é começar definindo primeiro o piso e depois escolhendo os demais itens que irão compor o ambiente.

Veja algumas ideias que estão em alta:

Porcelanato no chão e na parede

O porcelanato que imita madeira é uma opção super cool e que pode ficar muito bacana também cobrindo as paredes da sua cozinha.

Pisos para cozinha e parede Porcelanato

Mas, cuidado para não pesar o ambiente, escolhendo apenas uma parede de destaque para usar esse tipo de revestimento, principalmente se a sua cozinha for pequena. No restante, invista em paredes claras e em cores mais iluminadas, com o uso de armários e de bancadas em tons mais claros.

Pastilhas

Pisos para cozinha e parede Pastilhas

Outra forma bem moderna de dar destaque a uma parede ou a um espaço em específico na sua cozinha é usando as pastilhas. Elas podem ser de uma só cor ou todas coloridas, dependendo dos demais móveis e armários.

Cimento queimado

Se você quer deixar a sua cozinha moderna e com uma pegada mais industrial, o cimento queimado é uma ótima escolha (e ainda pode ser combinado com o porcelanato da mesma linha).

Pisos para cozinha e parede Cimento Queimado

No décor, use alguns pontos de cor e invista em uma mistura de materiais para trazer mais conforto ao ambiente.

Veja mais inspirações:

pisos para cozinha como decorar

pisos para cozinha como decorar

pisos para cozinha como decorar
Sala de Jantar Clássica

pisos para cozinha como decorar

 

 

pisos para cozinha como decorar

 

pisos para cozinha como decorar

pisos para cozinha como decorar

pisos para cozinha como decorar

pisos para cozinha como decorar

pisos para cozinha como decorar

pisos para cozinha como decorar

pisos para cozinha como decorar

pisos para cozinha como decorar

pisos para cozinha como decorar

pisos para cozinha como decorar

pisos para cozinha como decorar

 

pisos para cozinha como decorar

E, então, gostou das nossas dicas e ideias de pisos para cozinha? Já escolheu o tipo certo para a sua casa? Deixe um comentário pra gente!

 

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário