Móveis decorativos – Como usar, como escolher

Procurando móveis para decorar sua sala, seu quarto ou sua festa? Confira dicas de móveis decorativos deixe sua sala, seu quarto ou sua casa ainda mais bonitos!

A cena é comum: o cômodo é pequeno, abarrotado e queremos deixá-lo com nossa cara, para fazer sala para amigos, fazer uma festa, ou simplesmente dormir em um quarto aconchegante. Você pensa dali, procura daqui e tudo o que encontra, ou é grande ou caro demais. Nessa hora, a falta de espaço pode se tornar um grande problema, principalmente para quem tem pouco dinheiro em mãos.

Móveis decorativos – Como usar, como escolher 10 dicas de decoração como decorar como organizar

Uma grande opção é utilizar os móveis (que estarão ali de qualquer jeito) como parte importante da decoração. Pensando em situações como essa e em pessoas como você, preparamos algumas dicas simples de como escolher e organizar os móveis de sua casa, deixando-a linda, receptiva e agradável. Confira agora as nossas melhores dicas de móveis decorativos e como escolher!

 

Como usar móveis decorativos em sua residência

Use os cantos!

Quem tem casa pequena sabe: que dó de deixar de usar aquele pequeno espaço no canto, que vai servir só pra juntar poeira, atrapalhar na hora de limpar – e servir de depósito de qualquer-coisa-que-cair-ali.

O que muitos esquecem é que há móveis especialmente desenhados para quem tem pavor de cantos vazios.

Móveis decorativos – Como usar, como escolher 9 dicas de decoração como decorar como organizar

Só para dar uma ideia, há esses:

  • Sofás de canto;
  • Aparadores;
  • Espelhos!

a)Sofá de canto e outros móveis decorativos

Essa dica é especialmente para quem recebe bastantes amigos e tem uma sala de estar pequena. Como não há espaço para dois sofás, e nem sempre nossos amigos gostam de se sentar no chão, o sofá de canto é uma excelente maneira de, ao mesmo tempo, decorar a sala, fazendo a sensação de uma área maior onde sempre houve aquele espaço perdido – lembra do cantinho vazio te olhando a noite toda, enquanto você se sentava naquele sofá? – E deixá-la mais aconchegante.

Um sofá de canto casa muito bem com mesas de centro da mesma cor dele porque fica aquele ar gostoso de “todos em volta da mesa para pegar os petiscos! ”

Móveis decorativos – Como usar, como escolher 8 dicas de decoração como decorar como organizar

Ao mesmo tempo, esses sofás, como móveis decorativos, dizem que o dono daquela casa tem grande apreço pelo conforto e pelo prazer de descansar. Alguns deles vêm com uma parte deslizante que o transforma em uma espécie de sofá-cama, aumentando ainda mais a sensação de conforto e sofisticação, o que nunca é demais.

O ideal, sempre, é utilizar um sofá combinando com a cor predominante do cômodo em que ele está, principalmente com a cor da parede. Para isso, também é importante se lembrar da cor das lâmpadas, isso porque, se você parar para pensar, um sofá branco numa sala que usa lâmpadas incandescentes ficará… amarelo!

Móveis decorativos – Como usar, como escolher 7 dicas de decoração como decorar como organizar

Não que seja um problema, mas é necessário considerar isso na hora da escolha – imagine só, o sofá branco que fica amarelo, e um tapete verde em baixo! Vai ficar parecendo decoração para a Copa do Mundo!

Escolhida a cor, é hora de ver o que você vai colocar na sala. É importante ter sempre isso em mente, porque, mesmo em um cômodo pequeno, ao se utilizar como móvel decorativo um sofá, considerando seu tamanho, ele sempre será a referência visual de seu cômodo e, se você se esquecer disso, poderá perder muito do que aquele sofá poderia te oferecer como móvel decorativo – e vai virar somente um trambolho perdido entre um tapete verde e uma lâmpada amarela.

Móveis decorativos – Como usar, como escolher 6 dicas de decoração como decorar como organizar

Sendo assim, procure cores que combinam, mesmo de maneira surpreendente: se você usa um papel de parede puxado para o marrom, pode escolher um sofá dessa cor e utilizar almofadas com um tom de oliva. A combinação de cores vai fazer com que tanto o marrom como o verde sejam vistos por teus olhos como… dourado!

b) aparar o quê?

A resposta é: tudo!

Móveis decorativos, por definição, é aquele cuja principal função é dar uma cara ao ambiente, além de simplesmente servir para algo. Como dissemos no tópico anterior, é possível utilizar móveis decorativos e necessários como uma função a mais, que é a de decoração. Já com os aparadores, acontece o contrário: sua principal função é mostrar a que veio e, além disso, pode ter uma utilidade.

Os aparadores costumam se parecer com uma mesa, normalmente curta, estreita e alta. Justamente por terem dimensões reduzidas, eles podem ser colocados em qualquer lugar de qualquer cômodo da casa, desde a sala, até os corredores, passando pelos quartos e chegando ao banheiro.

Móveis decorativos – Como usar, como escolher 5 dicas de decoração como decorar como organizar

O aparador faz parte dos móveis decorativos por excelência e permite criar uma grande variedade de combinações e, o mais legal de um aparador é, além de sua forma, pode servir de base para outros itens de decoração.

 

Por exemplo, no quarto das moças, é sempre bom deixar próximo ao espelho, para poder ser um apoio de vasos, bolsas, estojos de maquiagem. Para adolescentes, podem ser aquele móvel preferido para deixar na entrada do quarto, servindo de apoio para os materiais de estudo.

A função do aparador como um dos móveis decorativos é, como já dissemos, embelezar o ambiente dando uma opção mais elegante de móvel. Em vez de deixar um tudo em cima da mesa de jantar, que ficará sempre parecendo um depósito de tudo o que há na casa, usa-se um aparador: em suas gavetas, as chaves de casa, em cima dele, aquele belo vaso que não combinava de jeito nenhum do lado da TV ou não chão – muito menos em cima da mesa de jantar.

Móveis decorativos – Como usar, como escolher 00 dicas de decoração como decorar como organizar
Sala Clássica com a Poltrona Veneza

                         

c) Mirror, mirror! – Os espelhos como móveis decorativos

Espelhos (em inglês, mirror) têm uma propriedade incrível: eles aumentam o tamanho de qualquer lugar em que estejam e sua função é bem simples: diminuir a sensação de estar preso.

Pode-se colocar espelhos em corredores (local muitas vezes responsável por uma certa claustrofobia, principalmente em apartamentos; pode-se colocá-los próximos à mesa de jantar ou perto da cama – em cima de cama nunca é recomendável, porque pode atrapalhar o sono (imagine você ficar se vendo a noite toda e todas as luzes que vem de fora do quarto sendo refletidas em você?).

Móveis decorativos – Como usar, como escolher (4) dicas de decoração como decorar como organizar

Diversidade de opções em móveis decorativos

Como vimos, as possibilidades de se usarem móveis decorativos como partes principais de um projeto de decoração são imensas, e não se restringem somente ao que falamos.

Sofás, camas, espelhos, mesas, aparadores: todos servem para
deixar o ambiente com a cara do dono ou da dona, dispensando, muitas, vezes, outros itens, o que ajuda –
e muito! – a quem dispõe de pouco tempo, espaço e dinheiro.

Móveis decorativos – Como usar, como escolher (3) dicas de decoração como decorar como organizar

O que você achou de nossas dicas para escolher móveis decorativos? Não esqueça de nos dizer que você achou e conte sempre com o Transforme sua Casa!

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário