Guia Completo de Tapetes Para Quarto

quarto de casal Tapetes Para Quarto (2)

Não Sabe Como Escolher os Tapetes Para Quarto? Veja esse Guia Completo Que Separamos para Você!

A escolha do tapete para o quarto é algo muito importante e que deve ser feita seguindo algumas noções de decoração, porque a peça é fundamental na delimitação do espaço, além de tornar o ambiente mais aconchegante, acolhedor e com uma sensação térmica mais agradável. Para não errar na escolha do seu tapete, veja algumas dicas que separamos.

– Para o quarto de casal (Tapetes Para Quarto)

Para o quarto de casal é preciso pensar em um modelo que seja capaz de proporcionar conforto aos dois quando saírem da cama, por isso, tapetes inteiriços (que vão de um criado mudo ao outro) são os mais indicados.

Porém, dependendo do espaço que você dispõe, também é possível usar modelos em formato de U ou passadeiras nos dois lados da cama. Só fique atento para que as passadeiras sejam do mesmo tamanho e estejam proporcionais à frente dos criados-mudos.

Para tapetes inteiriços, o ideal é que eles fiquem a 0,50m das laterais da cama e 0,60 m da frente da mesma. A medida também deverá ser respeitada para as passadeiras.

quarto de casal Tapetes Para Quarto

quarto de casal Tapetes Para Quarto (2)

quarto de casal Tapetes Para Quarto

– Para o quarto de solteiro (Tapetes Para Quarto)

A dica de proporcionar conforto ao sair da cama também é válida para o quarto de solteiro, porém, aqui, o tapete não precisa estar, necessariamente, presente em todos os lados da cama. Caso o quarto seja infantil, é possível deslocar o tapete, usando uma peça redonda, por exemplo, para a área em que a criança costuma brincar.

Se a cama for de solteiro, você poderá optar por uma passadeira simples em apenas um lado da cama, mas não se esqueça de deixa-la proporcional à frente do criado mudo.

Já para os quartos infantis, uma opção muito bacana é o tapete de atividade, que além de decorar, também entretém a criança e ajuda no seu desenvolvimento.

quarto de solteiro Tapetes Para Quarto

quarto de solteiro Tapetes Para Quarto (2)

quarto de solteiro Tapetes Para Quarto (3)

– Escolhendo o material (Tapetes Para Quarto)

Os tapetes para os quartos são os que mais devemos prestar atenção em relação ao acúmulo de pó, porque podem causar alergias e outros problemas de saúde. Por isso, sempre que possível, opte pelos materiais que menos acumulem poeira e que sejam mais fáceis de lavar.

Para os quartos de bebê e de crianças, escolha por tapetes sintéticos ou de algodão que podem ser limpos com aspirador ou pano molhado. Nesse material, é possível até encontrar tapetes com pelo alto. Os de nylon são os mais usados atualmente, pela praticidade e por se adequarem bem a toda decoração.

Já os tapetes de couro ou orientais somente podem ser lavados em empresas especializadas e a lavagem deve ser feita a cada dois anos. Os de fibras naturais podem ser varridos com vassoura, mas também precisam de produtos especiais e de impermeabilização. Dessa forma, pense bem no material que irá escolher para tapete do quarto, já que esses poderão acumular mais poeira.

escolhendo o material Tapetes Para Quarto (2)escolhendo o material Tapetes Para Quarto

– Combinando com a decoração (Tapetes Para Quarto)

Uma dica muito valiosa é deixar para comprar o tapete depois de já ter pensado em todos os móveis e em toda a decoração do quarto.

Ambientes grandes e com mobiliário claro ficam ótimos com tapetes mais escuros. Além disso, os tapetes podem estar na mesma base de cores dos jogos de cama ou em contraste com eles, com estampas e cores mais fortes.

Já se o seu quarto possui tons mais quentes nas paredes e também em detalhes nos móveis, opte por tapetes com base neutra e deixe que o resto da decoração seja o principal. O contrário também é válido. Se o seu quarto é todo neutro, destaque com o tapete que poderá ser estampado ou em uma cor viva – o que irá trazer mais alegria ao cômodo. Só fique atento para, caso o tapete seja muito estampado, os jogos de cama sejam sem estampas ou – ao menos- as duas devem conversar entre si e ter a mesma base de cores.

Combinando com a decoracao Tapetes Para Quarto (2)

combinando com a decoracao Tapetes Para Quarto

combinando com a deocracao Tapetes Para Quarto

– E o tamanho? (Tapetes Para Quarto)

Outra dúvida muito comum é em relação ao tamanho da peça. É importante que o tapete fique proporcional ao quarto e funcione como uma moldura para os móveis principais, como a cama de casal, por exemplo.

Se você optar por um tapete inteiro, é preciso considerar se o mesmo não irá atrapalhar a circulação ou não ficará grande ou pequeno demais. A medida mínima é de 40 a 50 cm de borda das laterais do móveis, 20 cm do criado e 60 cm de frente.

Outra dica é tentar não encostar o tapete nas paredes, já que eles devem ser emoldurados pelo piso.

Com apenas algumas dicas já é possível encontrar o tapete ideal para o seu quarto. E você, costuma usar tapete na sua decoração? O que acha de tapetes no quarto? Deixe um comentário para gente!

e o tamanho Tapetes Para Quarto (2)e o tamanho Tapetes Para Quarto (3)
e o tamanho Tapetes Para Quarto

Veja também nosso artigo sobre: Cortinas para Quarto de Casal

Continue lendo em nosso site:

1 Comment

Deixe um Comentário