Decoração com piso cerâmico – Como escolher

Buscando uma opção bonita, elegante e prática para o piso de sua residência? Saiba como escolher a decoração com piso cerâmico com nossas dicas. Confira agora!

O piso de uma residência é um dos elementos mais importantes a serem escolhidos no momento de uma reforma ou de uma construção, sendo também uma das escolhas mais complicadas para aquele que deseja deixar sua casa ou seu apartamento ainda mais bonito e atraente, já que existe uma grande variedade de opções, materiais e acabamentos e, dentre elas, a decoração com piso cerâmico é uma das mais adotadas no mercado decorativo atual.

Decoração com piso cerâmico – Como escolher 13 dicas de decoração como decorar como organizar

A escolha do piso cerâmico na decoração de uma residência não é feita por acaso, já que esse material é um dos mais seguros e eficientes para a decoração nos dias atuais, sendo possível encontrar peças seguras, com materiais antiderrapantes, resistentes à água ou gordura e até mesmo com texturas, cores e padrões diversos, o que o torna ainda mais atraente e elegante do que opções já consolidadas, como o mármore ou o granito.

 

É importante estar atento no momento da escolha correta do revestimento para o piso de sua residência e, por isso, elaboramos um breve artigo sobre os tipos de decoração com piso cerâmico, as cores, materiais e acabamentos disponíveis e também como escolher as peças que melhor se adequam aos cômodos de sua residência. Confira agora mesmo!

Decoração com piso cerâmico – Como escolher 10 dicas de decoração como decorar como organizar

Quais os melhores pisos para decoração com piso cerâmico?

É importante ressaltar que a decoração com piso cerâmico tem se tornado uma das soluções decorativas e de acabamento mais adotadas em todo o mundo, não somente por sua beleza estética, mas também pela praticidade e pela grande variedade de cores, formatos e acabamentos desse tipo de material, sendo possível também encontrar peças com características importantes de segurança, como pisos antiderrapantes, ideais para os mais diversos ambientes de uma residência.

 

Alguns dos tipos de piso para decoração com piso cerâmico mais interessantes no mercado atual são:

Decoração com piso cerâmico – Como escolher 9 dicas de decoração como decorar como organizar

 

  • Piso cerâmico antiderrapante: Uma das reclamações mais comuns entre aqueles que adotam o uso de pisos de porcelanato comum é a facilidade com que o material se torna escorregadio, sendo um problema de grandes dimensões quando seu usuário é uma pessoa com dificuldade de locomoção, como um idoso, ou mesmo de maior fragilidade, como uma criança pequena.

Decoração com piso cerâmico – Como escolher 8 dicas de decoração como decorar como organizar

 

O piso cerâmico com acabamento antiderrapante é a melhor opção para o revestimento de uma residência que conte com idosos ou crianças, visando garantir a segurança e a mobilidade destas pessoas, seja em todo o ambiente, como nas residências de nossos pais ou avós, seja em cômodos que apresentam maior risco, devido à exposição à água, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

 

Esse tipo de piso cerâmico costuma possuir texturas ou reentrâncias no material, fazendo com que os sapatos e mesmo os pés descalços apresentem uma aderência maior, garantindo maior segurança em sua utilização. Seu ponto negativo, no entanto, é uma dificuldade maior no momento da limpeza, mas que é compensada pela segurança oferecida.

Decoração com piso cerâmico – Como escolher 7 dicas de decoração como decorar como organizar

 

  • Piso cerâmico liso ou tradicional: Já o piso cerâmico tradicional, também conhecido como piso cerâmico comum, é uma opção incrivelmente versátil e eficiente para decorar e revestir o piso de sua residência sem que seja necessário investir grandes somas de dinheiro ou mesmo contar com manutenção complexa e custosa como o mármore ou o granito.

 

Decoração com piso cerâmico – Como escolher 6 dicas de decoração como decorar como organizar

Disponível em uma grande variedade de cores, formatos e tamanhos, esse tipo de material é ótimo para a decoração com piso cerâmico e faz com que seja possível transformar o ambiente de uma residência de maneira bastante perceptível, garantindo os melhores resultados estéticos e visuais.

Decoração com piso cerâmico – Como escolher 5 dicas de decoração como decorar como organizar

Além de ser fácil de ser adquirido e de sua grande variedade e disponibilidade, o piso tradicional também é fácil de limpar e permite que você tenha uma manutenção mais prática e mais eficiente dos cômodos onde é utilizado, garantindo que você tenha menos trabalho ao limpar.

 

 

  • Piso cerâmico texturizado: Outra variação desse material e que pode ser utilizado em uma grande variedade de projetos de decoração com piso cerâmico é o chamado piso texturizado, que tem por chamariz acabamentos texturizados e visualmente atraentes, que podem ou não simular outros tipos de material, como madeira, bambu, pedras ou metais.

Decoração com piso cerâmico – Como escolher 3 dicas de decoração como decorar como organizar

 

Além de serem opções bonitas e criativas para um projeto de decoração com piso cerâmico, as peças texturizadas são encontradas em uma grande variedade de formatos, cores e acabamentos, o que permite encontrar opções que combinem com sua mobília, com seu estilo decorativo favorito e até mesmo com as cores que você seja utilizar em seus objetos de decoração.

 

Como é a manutenção da decoração com piso cerâmico?

Agora que você já sabe quais são os tipos mais comuns de pisos cerâmicos utilizados na decoração de uma residência e também conhece os acabamentos e texturas mais utilizados, é interessante também saber mais sobre a limpeza desse tipo de material, já que a praticidade e o conforto no momento da manutenção são elementos que devem ser levados em consideração nesse tipo de escolha.

Decoração com piso cerâmico – Como escolher 4 dicas de decoração como decorar como organizarAo contrário de pisos mais delicados, como o mármore e o granito, a decoração com piso cerâmico apresenta manutenção e limpeza bastante simples e fáceis de serem realizados, sendo possível limpá-los e mantê-los sempre limpos e atraentes com o uso de vassoura simples e pano úmido ou mesmo enceradeira.

Decoração com piso cerâmico – Como escolher 1 dicas de decoração como decorar como organizar

É importante, no entanto, ter em mente que em ambientes de maiores dimensões, pode ser interessante realizar a limpeza com uso de água corrente, o que pode facilitar a tarefa de limpeza de uma residência muito grande, sendo essa possibilidade um fator real quando tratamos do piso cerâmico, já que ele apresenta alta resistência a umidade e pode ser lavado utilizando sabão neutro e água.

 

Dica de ouro para a limpeza de decoração com piso cerâmico: Passe um pano úmido, embebido em uma mistura de água e detergente, com o auxílio de um rodo de limpeza. Após a aplicação, passe um pano seco para remover o excesso de água e também o detergente. Esse procedimento simples, mas muito eficaz, garantirá que seu piso fique sempre limpo e bem cuidado.

Decoração com piso cerâmico – Como escolher 2 dicas de decoração como decorar como organizar

O que você achou de nossas dicas para decoração com piso cerâmico? Não deixe de comentar e conferir o conteúdo exclusivo que preparamos para você!

 

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário