Decoração com cortinas – Como fazer

Deseja trazer ainda mais beleza e conforto para sua residência? Separamos as melhores dicas para fazer decoração com cortinas e transformar a sua casa. Confira!

As cortinas fazem parte dos projetos decorativos desde os tempos mais distantes da sociedade, sendo possível encontrar o uso de objetos análogos à elas mesmo nas cavernas mais antigas, mas foi na idade média que esse tipo de acessório se tornou ainda mais querido e atraente para os projetos de decoração da nobreza, ganhando status e importância e moldando o mundo da decoração durante os séculos vindouros, como é até hoje nos projetos de decoração com cortinas.

Elaborar um projeto decorativo que tenha cortinas como foco ou mesmo como acessório é parte costumeira do dia a dia de um decorador ou de um designer de ambientes, já que as cortinas permitem uma grande variedade de opções, combinações visuais e de cor, sendo especialmente interessantes para cômodos mais íntimos, como o quarto e a sala de estar, mas tem sido usados com sucesso nas cozinhas, nos banheiros e mesmo nas áreas gourmet.

 

Se você deseja dar ainda mais brilho, beleza e cor para sua residência, mas não sabe como fazer isso, que tal experimentar o uso das cortinas em seu projeto decorativo? Além de garantir um visual bonito e elegante para a decoração de diversos cômodos, as cortinas também são opções relativamente baratas e que podem ser encontradas nas mais diversas cores, formatos e acabamentos. Confira agora as nossas melhores dicas e aprenda como fazer decoração com cortinas!

Como fazer decoração com cortinas?

Uma das principais questões a respeito dos projetos de decoração que utilizam cortinas é a maneira correta de se fazer uma verdadeira decoração com cortinas, já que muito se fala sobre o uso acessório deste elemento, ou seja, seu uso para complementar o ambiente, mas seria possível fazer uma decoração baseada no uso das cortinas ou mesmo onde essas sejam os elementos principais?

A resposta, como muitos já devem saber, é que sim, é possível realizar um projeto de decoração com cortinas que tenha especial enfoque nestes elementos, mesmo que ela não seja uma peça de destaque no projeto decorativo como um quadro ou mesmo uma luminária, mas dando a devida atenção ao seu uso e também ao seu acabamento.

 

Confira agora algumas das utilizações mais interessantes para a decoração com cortinas e como fazer uso desse elemento tão interessante para sua residência:

 

  • Cortinas para decoração de sua sala de estar: Uma das opções mais tradicionais e mais atraentes para o uso das cortinas na decoração é seu uso na sala de estar, ambiente onde a cortina pode servir tanto como elemento de decoração como elemento prático para limitar a entrada e saída de iluminação do ambiente e até mesmo como método para divisória deste espaço físico.

 

 

Além de permitir que você isole a iluminação excessiva de portas ou janelas dentro de sua sala de estar, a decoração com cortinas para esse ambiente também pode ser uma opção especialmente interessante para aqueles que desejam criar divisórias entre cômodos, como nos casos de salas de estar e de jantar conjugadas em apartamentos.

 

Além de ser uma opção bonita e elegante, usar a cortina como divisória dos ambientes é uma técnica moderna e bastante conceituada e que trará ainda mais charme e estilo para sua residência, fazendo com que seu projeto fique incrível.

 

  • Decoração com cortinas para quarto: Dentre os projetos de decoração que se utilizam das cortinas, é possível destacar, de forma bastante clara, seu uso nos quartos, tanto no quarto de solteiro quanto no quarto de casal, já que esse é um ambiente de descanso, onde a iluminação excessiva pode ser cansativa e até mesmo maléfica para a saúde.

 

Ter cuidado no momento da escolha da cortina para seu quarto também é essencial, já que alguns materiais são mais recomendados para certos tipos de quartos do que outros, como é o caso das cortinas anti-alergênicas, que são especialmente interessantes para ser utilizadas no quartos de bebê ou de pessoas de saúde mais delicada.

Também pode ser uma ótima opção utilizar a decoração com cortinas para criar divisórias em quartos conjugados ou mesmo para dar ainda mais beleza e conforto para o quarto do casal, garantindo que o ambiente terá beleza, conforto e praticidade, além de mais cor e brilho para o ambiente.

 

 

  • Usando as cortinas na sala de jantar: Outro ambiente que se aproveita de maneira muito interessante do uso de cortinas para decoração é a sala de jantar, já que esse ambiente, que transpira estilo e charme, pode se utilizar deste tipo de adereço em diversas formas e acabamentos, seja para complementar as cores de outro elemento decorativo, seja para criar uma divisória entre os ambientes ou mesmo para dar mais cor e vida para uma parede.

Além de ser uma opção clássica e muito bonita, o uso das cortinas na decoração da sala de jantar também é bem-vinda em projetos decorativos que queiram unificar elementos modernos e clássicos em um só ambiente, sendo interessante em combinações como a decoração clássica com cortinas modernas ou mesmo decoração moderna com o uso de cortinas tradicionais, feitas de ricos tecidos e com desenhos e bordados.

 

Dica de ouro na decoração com cortinas: Para que sua decoração fique ainda mais bonita, elegante e atraente, é fundamental que você tenha alguns cuidados específicos no momento de escolher as cores e texturas de suas cortinas, já que algumas cores ou formas podem não ter o acabamento desejado ou mesmo oferecer resultados que sejam menos bonitos do que o esperado.

A dica de ouro é saber utilizar a criatividade para compor ambientes de luxo, requinte e de beleza, utilizando esse recurso como mais um elemento para a decoração de sua residência, sendo um charme ou um detalhe, ou mesmo o foco de sua decoração principal, garantindo sucesso e beleza em seu projeto decorativo.

O que achou de nossas dicas exclusivas para lhe auxiliar na decoração com cortinas? Não deixe de comentar abaixo e de conferir todo o conteúdo exclusivo que preparamos com carinho para você!

 

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário