Deck de madeira – Como fazer

Deseja encontrar uma opção elegante, segura e atraente para o deck de sua piscina, ofurô ou hidro? Confira tudo e aprenda como fazer um deck de madeira!

Com o crescimento do mercado imobiliário, é cada vez mais comum encontrarmos imóveis que contam com pequenos confortos como banheiras de hidromassagem, ofurôs ou mesmo piscinas, sendo que muitos destes elementos são parte da decoração visual do ambiente, juntamente com o famoso deck de madeira, elemento central em decorações de luxo para esse tipo de bem acessório.

Deck de madeira – Como fazer 11 dicas de decoração como decorar como organizar

Os decks de madeira são opções tradicionais para o piso do entorno destes itens, o que faz com que seja necessário que seu material possua características técnicas bastante exigentes, como material antiderrapante, resistência ao calor e a umidade, aderência e resistência ao sol e variações de temperatura, sendo importante também que o material utilizado seja resistente à pressão e a peso.

Deck de madeira – Como fazer 10 dicas de decoração como decorar como organizar

Se você deseja saber mais sobre a utilização do deck de madeira na decoração, está buscando aprender como fazer uso desse tipo de material para sua casa ou apartamento ou mesmo tem curiosidade para saber mais sobre o assunto, não perca a chance de ler nosso artigo exclusivo e saber tudo sobre eles. Confira agora as melhores dicas para utilização de deck de madeira na decoração!

 

Para que serve o deck de madeira na decoração?

O deck de madeira é um produto bastante utilizado nos projetos de decoração em nível mundial, sendo uma peça utilizada especialmente em ambientes expostos a elementos como umidade, calor, pressão ou todos estes elementos de uma só vez, como acontece nos casos de áreas externas com churrasqueiras ou mesmo decks para piscinas e banheiras, onde o material é exposto a diversos elementos e necessita oferecer segurança e praticidade para seu usuário.

Deck de madeira – Como fazer 9 dicas de decoração como decorar como organizar

Em geral, os decks de madeira são feitos com tradicionais madeiras nobres, que receberam tratamento especial, ou seja, preparadas para oferecer maior resistência à umidade, apodrecimento, cupins, formigas e outros elementos que podem danificar o material, sendo bastante comum encontrarmos decks de madeira feitos de itaúba, pau-rosa ou ipê, sendo que as duas últimas são consideradas madeiras muito resistentes e bonitas.

 

Apesar disso, muitas pessoas buscam por opções mais baratas ao uso de deck de madeira, já que o tratamento da madeira e sua cura, ou seja, o tempo para que ela fique pronta para ser utilizada, acaba por encarecer demais seu uso, fazendo com que surjam opções mais baratas e ecologicamente mais viáveis.

Deck de madeira – Como fazer 8 dicas de decoração como decorar como organizar

Quais os principais tipos de decks além do deck de madeira na decoração?

Como dissemos anteriormente, existem diversos materiais interessantes e que podem ser utilizados de maneira eficiente para a elaboração de decks como o deck de madeira, mas que muitas vezes apresentam custo mais baixo e maior durabilidade, além de ser possível encontrar até mesmo materiais que simulam texturas de outros, como é o caso do porcelanato.

 

Confira as principais opções ao uso de deck de madeira:

 

Deck de madeira – Como fazer 7 dicas de decoração como decorar como organizar

  • Deck de porcelanato: Após anos de utilização do deck de madeira no mundo da decoração, é possível encontrar uma opção muito eficiente, bonita e fácil de ser aplicada, conhecida no mercado por deck de porcelanato, ou seja, trata-se de um tipo de piso de porcelanato que simula as cores e texturas de outros tipos de material, como madeiras nobres, metais ou mesmo tecidos.

 

 

Além de ser mais barato que o uso de deck de madeira tradicional, o deck feito de porcelanato também pode ser assentado utilizando argamassa, não exige manutenção constante como o deck feito com madeira e também permite que seja economizado de 30 a 60% nos custos totais de uma reforma com outros materiais similares.

Deck de madeira – Como fazer 4 dicas de decoração como decorar como organizar

É possível encontrar decks de porcelanato que já contam com material antiderrapante, ou seja, que possuem ainda mais eficiência e segurança para aqueles que utilizam o material, garantindo que não haverá acidentes por conta do piso molhado do entorno de uma piscina, banheira ou ofurô.

 

 

  • Deck de madeira reciclada ou de reflorestamento: Apesar de também ser produzido com madeira, esse tipo de deck de madeira costuma ser mais barato e ecologicamente mais viável do que as opções tradicionais em madeira de lei ou madeira maciça que, apesar de bonitas e visualmente atraentes, acabam por depender de tratamentos químicos pesados para apresentar resistência a fungos, decomposição, cupins e outros elementos danosos.

 

Deck de madeira – Como fazer 3 dicas de decoração como decorar como organizar

A grande vantagem do uso de um deck de madeira de reflorestamento ou de madeira reciclada é não deixar de lado a tradição do material, mas ter certeza da procedência e da origem da peça que será utilizada em sua residência, seja em sua piscina, seja em sua banheira ou em seu ofurô.

Deck de madeira – Como fazer 2 dicas de decoração como decorar como organizar

 

  • Deck de plástico reciclado: Essa é uma opção especialmente interessante para aqueles que tem preocupação especial com a manutenção do meio ambiente, já que é composto de plástico removido da natureza por meio da reciclagem, garantindo que os danos ao ambiente são minimizados por meio de sua utilização.

 

 

São uma opção mais durável e barata ao deck de madeira, mas também tem acabamento menos elegante e detalhado, o que pode fazer com que algumas pessoas optem por outros tipos de deck para suas piscinas, ofurôs e banheiras.

 

Deck de madeira ou deck de porcelanato, qual o melhor?

Uma das perguntas que recebemos a respeito do uso de deck de madeira e deck de porcelanato trata de qual material apresenta o melhor rendimento e o melhor custo-benefício e, por isso, analisamos ambos de maneira breve, mas sucinta, para lhe ajudar na escolha. Confira:

 

 

  • Vantagens do deck de madeira: Beleza estética, acabamento de luxo, maior durabilidade, grande variedade de opções e projetos de decoração que utilizam o material, resistência ao calor, umidade e pressão.

Deck de madeira – Como fazer 1 dicas de decoração como decorar como organizar

 

 

  • Vantagens do deck de porcelanato: Beleza estética, variedade de acabamentos, durabilidade similar ao deck de madeira, imensa variedade de opções de cores, formatos, texturas e acabamentos, diversidade de projetos de decoração, resistência ao calor, umidade e pressão, preço mais baixo.

 

Deck de madeira – Como fazer 9 dicas de decoração como decorar como organizar

Vale dizer que a escolha do deck mais adequado para sua decoração, seja o deck de madeira, seja o deck de porcelanato, deve ser feita de maneira cuidadosa e levando em consideração as vantagens e necessidades de cada um dos materiais.

 

O que achou de nossas dicas e segredos para utilizar deck de madeira na decoração? Não deixe de comentar e conferir o conteúdo que preparamos para você!

 

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário