Cores de tintas para paredes externas Decore como um Arquiteto

Erros Mais Comuns Na Decoração

Pensando em mudar o ambiente da fachada da sua casa e não sabe que cor escolher? Veja agora as melhores dicas de cores de tintas para paredes externas!

Uma das partes mais importantes na decoração externa de uma casa ou construção começa com a pintura, que é a primeira coisa observada em uma fachada, e citando o velho ditado, a primeira impressão é a que fica.

Porque a pintura de paredes externas é importante?

Ao escolher uma tinta para o ambiente externo além da cor, é necessário pensar na durabilidade da mesma, já que o ambiente externo das construções estará exposto diariamente as intempéries, ou seja, vento, sol, chuva que com o tempo podem comprometer a cobertura da pintura. E além das ações climáticas, fatores como poeira, fungos, poluição também afetam a obra. Por isso, a grande importância de buscar uma tinta de qualidade.

pintura-fachada-que-cor-de-tinta-escolher-para-paredes-externas

Como escolher as Cores de Tintas para Paredes Externas

A escolha da cor ou cores da fachada de uma construção é algo muito pessoal, cada pessoa pode ter uma opinião diferente, e como toda a escolha na hora de construir e decorar é preciso prestar atenção ao gosto pessoal, para fazer com que o conjunto final reflita a personalidade do dono, fazendo-o sentir-se bem.

pintura-fachada-que-cor-de-tinta-escolher-para-paredes-externas-2

Porém quando se trata de pinturas externas existem algumas dicas que podem te ajudar a escolher a melhor opção. O ideal é evitar tonalidades muito claras, por exemplo: branco, bege e gelo, são cores que sujam com muita facilidade, danificando a pintura rapidamente.

Cores fortes estão em alta, como tons de rosa e vermelhos, mas essas cores tendem a deixar as pessoas agitadas, e também  pode-se enjoar facilmente. Opte então por tons terrosos, acobreados, alaranjados e amarelos que são altamente adequados para pintar fachadas externas, deixado-as bonitas e agradáveis.

Mas se a busca for por um ambiente tranquilo e suave, roxos, azuis e verdes em seus tons mais claros podem ser uma ótima opção. Cores nudes e cinzas também podem ser utilizadas quando se quer um ambiente moderno e com classe.

Veja os exemplos abaixo.

pintura-fachada-que-cor-de-tinta-escolher-para-paredes-externas-3

pintura-fachada-que-cor-de-tinta-escolher-para-paredes-externas-4

pintura-fachada-que-cor-de-tinta-escolher-para-paredes-externas-5

pintura-fachada-que-cor-de-tinta-escolher-para-paredes-externas-6

pintura-fachada-que-cor-de-tinta-escolher-para-paredes-externas-7

pintura-fachada-que-cor-de-tinta-escolher-para-paredes-externas-8

Cores de Tintas para Paredes Externas e seus Significados

As cores tem o poder de transmitir emoções, já que cada uma tem um efeito diferente no cérebro da pessoa que vê, e esse fato também pode ser levado em consideração na hora de escolher a cor de tinta para paredes externas .

pintura-fachada-que-cor-de-tinta-escolher-para-paredes-externas-textura-balde-de-tinta

Vermelho:  Paixão, coragem, força, fartura, motivação. Ajuda a combater o estresse e falta de energia.

Amarelo:  Otimismo, foco, inspiração e fidelidade. Cor do sol, ativa a comunicação e harmonia do todo.

Violeta:  Paz, intuição, respeito, espiritualidade.  Representa mistério, expressa sensação de individualidade e personalidade.

Laranja: Entusiasmo, exuberância, graça, interação, alegria. Cor do calor efetivo, equilíbrio, estimula generosidade e aumenta o apetite!

Rosa: Amor, doçura, felicidade, ternura. Relacionada com o coração, favorece empatia e companheirismo.

Azul: Imaginação, calma, serenidade, relaxamento, compaixão. Transmite seriedade e tranquilidade, é a cor do bem estar que favorece paciência e amabilidade.

Verde: Harmonia, saúde, natureza, prosperidade. transmite paz, segurança  e inteligência.

Branco: Pureza, inocência, fé, honestidade. Estimula humildade e imaginação criativa com sensação de limpeza e claridade.

Preto: Elegância, inteligência, sofisticação. Cor do poder onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai.

Pode Misturar Cores de Tintas para Paredes Externas?

Independente da tonalidade escolhida, você pode optar por usar dois tipos de cores diferentes, por exemplo: usar uma cor para as paredes e outra da mesma paleta para janelas e outros detalhes, o contraste sutil obtido no conjunto final deixa a pintura sofisticada e elegante.cores de tintas para paredes externas

Pode usar texturas em áreas externas?

Pode! Existem inúmeras técnicas de texturas que podem ser aplicadas nas áreas externas, em paredes, fachadas, varandas, muros ou em pequenos detalhes da pintura. O efeito é bonito e valoriza a área externa da construção.

cores de tintas para paredes externas

Que tipo de tinta utilizar?

Existem várias tintas no mercado para a pintura de paredes, e cada uma é melhor aplicada de acordo com o ambiente em que a mesma será exposta.

À cal: Tinta muito barata, mas que não se pode lavar, é comumente utilizada em muros.

PVA ou Látex: Tinta a base de água, que oferece pouca resistência a ação do sol e não resiste a limpeza constante, por isso é utilizada geralmente em paredes internas. E apenas encontrada em acabamento fosco, portanto não permite variação de brilho.

Acrílica: É a mais comum para pinturas externas, também é feita a base de água e pode ser encontra com os acabamentos Fosco, Semi-brilho e Acetinada.

Emborrachada: Também indicada para a pintura de paredes externas, como fachadas e muros, tem uma película flexível que acompanha a dilatação da argamassa, protegendo a parede da umidade.

Laváveis: Oferecem grande resistência a limpeza podendo ser utilizada em ambientes externos e internos, ideal para ambientes com crianças ou tráfego constante de pessoas. e.

A comumente mais escolhida para ambientes externos são as opções acetinadas, já que ela é bonita e fácil de limpar. Evitando as brilhosas que se tornam cansativas, e com a luz do sol acaba ofuscando os olhos, bem com a opaca que evidencia a sujeita.

Escolher a cor de tinta para a parede externa não é tarefa fácil, por isso devemos escolher a cor e o procedimento com cautela levando em consideração gosto pessoal, beleza e praticidade.

Caso você queira usar Papel de Parede em vez e pintar a Parede, confira nosso artigo sobre “Como Fazer Decoração com Papel de Parede“.

A pintura da Casa é um Fator muito importante para valorizar seu Imóvel na Hora da Venda, para mais informações Sobre Como Vender ou Comprar seu Imóvel visite “Aprenda a Comprar e Vender a sua Casa”.

Deixe sua Opinião sobre este artigo de “Cores de Tintas para Paredes Externas“.

Continue lendo em nosso site:

28 comments

  1. Silvana Almeida Reply

    Boa tarde
    Gostaria muito da sua ajuda, pois vou pintar a parte externa da casa
    (fora da casa lateral.) quero uma cor escura mas que combine com uma cor um pouca + clara na hora de pintar a parte externa da casa ( dentro quintal) .
    Não sei o que usar.Vc pode me ajudar?

  2. Eliana Reply

    Ola,gostei muito da bege da primeira casa na materia onde falam de pinturas externas, gostaria de saber o nome da cor, pois vou pintar minha casa e como as portas e janelas são de madeira com verniz,queria um cor como esta.

  3. Fabrício Reply

    Olá, gostaria de saber qual as cores presentes na terceira foto citada como exemplo, tem como me repassar qual tons de cinza foram utilizados?

  4. RUT SCARAVONATTO BALDO CUNHA Reply

    Bom dia André mengatto, adorei sua combinação de cores, estou pintando meu escritório e confesso não ser nada fácil, como tem letras cromadas e eu adoro e está muito em alta branco, queria uma sugestão sua se pudesse me auxiliar, branco na parte maior em todo escritório e na platibanda pensei em algo mais forte, achei linda a da segunda casa, vc acha que combinaria, somente eu inverteria branco nas aberturas, e portas, branco nas paredes e na platibanda e muros aquela cor. Se puder contribuir com seu auxílio eu agradeço. Muito Obrigada. Rut.

    • André Mengatto Reply

      A cor prata combina super bem com o branco.
      Outra cor também interessante de usar é o Gelo.
      Teria muitas opções interessantes para se usar, mas o ideal é você seguir o seu gosto.
      O gosto muda de pessoa para pessoa.
      Recomendo que você vá em alguma loja de tinta ver as paletas de cores pessoalmente.

  5. Fabiane Pureza Reply

    Gostaria de tirar uma dúvida. Estou pintando a fachada do sobrado na cor Alaska(tom dentro dos azuis claros),as aberturas estão em canela osmocolor.Minha dùvida é quanto as muchetas, gostaria de pintar num tom sobre tom.Qual cor usar ficaria bem????

  6. Mônica Reply

    Olá! O meu portão é pintado na cor ouro envelhecido você acha que o muro ficaria melhor na cor areia ou camurça?

  7. lurdiran catarino dos reis Reply

    por favor quero pintar meu quarto de csal uma parede de uma cor e as outras de outra cor. e no quarto de solteiro masculino também.gosto de cor forte.quero pintar minha sala também com coris diferentes parede de uma cor e as outras de outra.minha cozinha estou na duvida que cor pintar. vcs podem me ajudar?

    • André Mengatto Reply

      Escolha as cores que você quer para esses ambientes, e mescle tons dessas cores.
      No quarto de solteiro masculino, uma combinação boa é o azul retro que é um azul escuro, com o azul bebe que é um azul claro.
      Essas cores são da Suvinil.
      Mas tem varias opções para vocÊ criar, usa a mesma cor no ambiente mas com tons diferentes, a parede principal vocÊ coloca as mais escuras.

    • André Mengatto Reply

      Obrigado, pelo comentário Ana.
      Infelizmente não sei te informar com precisão que amarelo é esse, apenas pela foto.
      As cores aparecem um pouco diferente na foto, eu sugiro que quando você for escolher a cor, você vá pessoalmente na loja ver o mostruário.

  8. Pingback: Adesivos de parede decorativos, afinal o que são?

  9. Isaura Reply

    Eu quero pintar minha casa por fora e em uma chácara e tem muitas árvores por perto e as aberturas são gelos qual cor ficaria bem?obrigada

    • André Mengatto Reply

      Tem varias Cores que ficariam legal, mas tem que ver o seu gosto.
      O melhor é você ver algumas fotos de casas nas cores que vocÊ gosta.
      Veja Cinza Escuro, Azul, Fendi, Grafite, entre outras.

  10. Michele Reply

    Olá André… tenho uma parede na área externa com grafiato, qual seria a melhor tipo de tinta para esse tipo de parede?

    • André Mengatto Reply

      Para ambientes externos procure as tintas como Standard e Premium que tem maior resistência. Quanto a marca e cor de tinta fica a sua preferencia.
      Eu gosto bastante da Suvinil.

  11. Gislene Reply

    Olá, Boa tarde!
    Gostaria de uma sugestão… Vou pintar a área externa da casa. A janela está na cor ouro envelhecido. Qual cor ficaria melhor? Combinaria com tons de azul?

    • André Mengatto Reply

      Teria que ser uma cor que constaste bem com o ouro velho (folha de ouro), se for um azul, procurar um azul mais claro.
      Mas acho que tem cores que ficam melhor que o azul. Como Nude ou Bege.
      Mas vai muito do seu gosto.

  12. Lílian Carla Silva de Barros Reply

    Oi André boa noite, tô em dúvida em que cor pintar o muro da minha casa e a área externa, pois tem dois detalhes nas janelas com cerâmica na cor marrom claro isso na área e na outra janela também um detalhe de cerâmica nesse tom o que devo colocar de cor?

    • André Mengatto Reply

      Não tem uma cor, depende muito do estilo da casa,
      Segue algumas dicas.
      O muro se for com um portão branco fica legal um cinza ou azul.
      Já com um portão preto, da para pintar o muro de branco, bege ou cinza.

  13. Susana Ferreira de Sousa Reply

    Boa tarde, Qual é essa cor da segunda casa onde diz: Como escolher as Cores de Tintas para Paredes Externas?

Deixe um Comentário